Casual

Cazaquistão surpreende e já soma 6 ouros em Olimpíadas

O primeiro ouro do país nos Jogos de Londres foi conquistado no último dia 28 pelas mãos do atleta Aleksandr Vinokurov, na prova do ciclismo em estrada

A cazaque Olga Rypakova, vencedora do salto triplo feminino: a última medalha de ouro do Cazaquistão, até o momento, foi conquistada por Olga Rypakova (Adam Pretty/ Getty Images)

A cazaque Olga Rypakova, vencedora do salto triplo feminino: a última medalha de ouro do Cazaquistão, até o momento, foi conquistada por Olga Rypakova (Adam Pretty/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2012 às 16h21.

Londres - A delegação olímpica do Cazaquistão se transformou no centro das atenções ao conquistar, até agora, seis medalhas, todas de ouro, nos Jogos Olímpicos de Londres, superando a melhor marca do país, alcançada nos Jogos de Atlanta e Sydney.

O primeiro ouro do país nos Jogos de Londres foi conquistado no último dia 28 pelas mãos do atleta Aleksandr Vinokurov, na prova do ciclismo em estrada. Depois foi a vez de o halterofilismo brilhar, com quatro campeões.

O primeiro foi conquistado por Zulfiya Chinshanlo, na categoria até 53kg, seguido por Maiya Maneza, na categoria até 63kg, e Svetlana Pobobedova (até 75kg).

"Este ouro é para o Cazaquistão", disse Podobedova, que nos Jogos de 2008 não foi aceita pela federação russa para competir em Pequim.

"Estou agradecida por estar aqui. Comecei a treinar de forma consciente e este ouro é para o Cazaquistão", completou.

O único homem cazaque a conquistar uma medalha dourada no halterofilismo foi Ilya Ilyin, na categoria até 94kg. O atleta, que já tinha levado o ouro em Pequim, agradeceu ao presidente do país, Nursultan Nazarbayev, por permitir que ele e seus companheiros pudessem comparecer aos Jogos.

A última medalha de ouro do Cazaquistão, até o momento, foi conquistada no atletismo. Olga Rypakova levou o ouro na prova do salto triplo feminino.

Ainda restam seis dias de competição, e o Cazaquistão já bateu seu recorde de ouros em uma Olimpíada. A melhor marca do país havia sido conquistada em Atlanta e em Sydney, quando terminou os torneios com três ouros. A delegação cazaque em Londres é composta por 115 atletas. 

Acompanhe tudo sobre:OlimpíadasEsportesCazaquistãoSetor de esportesOlimpíada de Londres 2012

Mais de Casual

Como escolher um smartwatch que se adapta às suas atividades

Itaú Cultural inaugura andar de arte moderna com obras de Tarsila do Amaral, Portinari e Lygia Clark

LVMH estuda vender participação de 50% da Fenty Beauty, marca de Rihanna

Conheça o raro conhaque de R$ 35 mil a garrafa que ganha novo menu em São Paulo