Casual

4 harmonizações surpreendentes com cerveja - combina até com doce

A bebida alcoólica mais amada do Brasil vai bem com tudo - inclusive com pudim de leite

 (bhofack2/Thinkstock)

(bhofack2/Thinkstock)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 5 de setembro de 2017 às 11h23.

Última atualização em 5 de setembro de 2017 às 11h28.

São Paulo - Se você acha que cerveja só combina com churrasco ou petisco, está completamente enganado. A bebida alcoólica mais amada no Brasil é também democrática, uma vez que pode ser consumida com qualquer tipo de alimento - seja ele doce ou salgado.

De acordo com Laura Aguiar, beer sommelière e mestre-cervejeira da Ambev, não existe nenhum tipo de alimento que não consiga ser harmonizado com cerveja. "O que existe é a escolha da cerveja certa para cada combinação, uma vez que há uma infinidade de cervejas feitas com os mais diversos ingredientes", afirma a especialista.

A pedido de EXAME.com, a mestre-cervejeira listou algumas das harmonizações menos comuns que podem ser feitas com cerveja. Sim - é possível comer até pudim acompanhado de um copo de cerveja. Confira as combinações seguir:

Cerveja com doce

Sobremesas e doces geralmente pedem cervejas com características de sabor e teor alcoólico mais fortes. Doces que levam chocolate, como brownie e mousse, caem bem com cervejas escuras, do estilo Porter. Já sobremesas com caramelo, como pudim, são ideias para cervejas do estilo belga Dubbel.

Cerveja com arroz e feijão

Pratos triviais do dia a dia pedem cervejas leves e com alto grau de drinkability (parâmetro para medir o quanto uma bebida é agradável e fácil de se beber). Com arroz e feijão, por exemplo, uma boa pedida são as cervejas do estilo Witbier, ou seja, leves, frescas e com notas cítricas. As dos estilos Pilsen e American Lager também são refrescantes e ajudam a equilibrar os sabores marcantes do feijão.

Cerveja com queijos

Queijo e vinho combinam. Queijo e cerveja também. Segundo a mestre-cervejeira, nesse caso é necessário levar em conta a textura, teor de gordura e a complexidade de aromas e sabores dos queijos, ou seja, existe a cerveja ideal para cada tipo de queijo.

Como ponto de partida, vale a regrinha básica: queijos leves pedem cervejas leves e refrescantes; queijos fortes se dão bem com cervejas mais amargas", explica Laura.

Queijos frescos, como minas frescal, ricota e mussarela de búfala, pedem cervejas que entreguem leveza, as dos tipos Pilsen e American Lager podem ser boas companhias.

Já o brie, por exemplo, combina com uma cerveja de trigo. Um queijo mais forte, como o gorgonzola, pode ser consumido com cervejas com maior teor de amargor, as do estilo IPA são as mais indicadas.

Cerveja com massa

Nesse tipo de harmonização, precisa ser levado em conta o teor de gordura e complexidade de aromas e sabores do molho que acompanhará a massa.

"Uma massa ao molho de ragu de costela vai bem com cervejas que levam malte torrado", afirma Laura.

Vale também considerar o eventual recheio da massa e, caso seja de queijo, as dicas de harmonização anteriores referentes aos queijos devem ser levadas em consideração.

 

Acompanhe tudo sobre:AlimentosAmbevbebidas-alcoolicasCervejasDoces

Mais de Casual

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores

Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028

Entre o luxo e o legado: as primeiras novidades do ano em relojoaria da LVMH