Casual

Chablis: 3 rótulos da região especializada em vinhos brancos

O francês Philippe de Nicolay Rothschild, fundador do e-commerce Edega, indica seu rótulo de entrada predileto desse distrito de Borgonha. Leitores da EXAME ganham 10% de desconto

Chablis: é de lá que vêm a famosa uva Chardonnay, cultivada em solo diferenciado, com calcário na superfície e uma camada de argila com fósseis marinhos de outras eras. (Levani Kalmaxelidze / EyeEm/Getty Images)

Chablis: é de lá que vêm a famosa uva Chardonnay, cultivada em solo diferenciado, com calcário na superfície e uma camada de argila com fósseis marinhos de outras eras. (Levani Kalmaxelidze / EyeEm/Getty Images)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 7 de janeiro de 2022 às 09h00.

Última atualização em 20 de janeiro de 2022 às 18h36.

Berço de alguns dos melhores vinhos brancos produzidos no planeta, a região de Chablis é um dos distritos de Borgonha e está localizada próxima ao rio Serein, na França.

É de lá que vêm a famosa uva Chardonnay, cultivada em solo diferenciado, com calcário na superfície e uma camada de argila com fósseis marinhos de outras eras.

Para você conhecer melhor a região e viajar através dos vinhos, Philippe de Nicolay Rothschildúnico representante no Brasil de uma das mais tradicionais produtoras de vinhos do mundo, a vinícola Château Lafite Rothschild, sugere um rótulo imperdível de Chablis, o Chablis Premier Cru Vaillon 2005, do famoso produtor Daniel-Etienne Defaix. "Esse é um produtor que só vende uma garrafa após 5 anos de guarda, ele só te deixa beber quando o vinho está de fato pronto", diz Rothschild. O e-commerce Edega ainda sugere mais dois rótulos do mesmo produtor: o Daniel Etienne Defaix Chablis Vieilles Vignes 2015  e o Daniel Etienne Defaix Chablis Premier Cru Les Lys 2006

Em parceria com a EXAME, a Edega também oferece descontos exclusivos aos leitores, mesmo para os não associados ao clube da marca. Quem comprar por meio do link da EXAME ganha 10% de desconto em todo o portfólio. Para isso, é só acessar o site do e-commerce por meio desse link e, na hora de concluir o cadastro obrigatório, selecionar a opção “Exame” na aba “Como nos conheceu”.

Saiba mais sobre Chablis e confira a seleção da Edega

Daniel Etienne Defaix Chablis Vaillon 2006

(Edega/Reprodução)

Fiel ao seu terroir de origem, o Chablis Vaillon é o mais encorpado dos três Premier Cru de Daniel-Etienne Defaix. Ele possui uma bela estrutura mineral, com notas amanteigadas, de especiarias e de brioche. No paladar, esse vinho é muito equilibrado, redondo e generoso. Sua mineralidade traz um belo frescor aliado com um bom frutado. O vinho oferece até um longevo final uma impressão de plenitude e um momento de exceção. Um vinho versátil que harmoniza bem com uma grande diversidade de pratos como bacalhoada, ostras à milanesa, salmão, robalo, frutos do mar, lombo de porco e vitela. Preço: 565 reais no edega.com.br.

Daniel Etienne Defaix Chablis Vieilles Vignes 2015  

(Edega/Divulgação)

O Chablis Vieilles Vignes 2015 é um vinho produzido a partir de vários mostos dos diferentes premiers crus do Domaine Daniel-Etienne Defaix, e de uma cuidadosa escolha de videiras com idade média de 51 anos, algumas plantadas em 1905. Nessa safra de 2015, o Vieilles Vignes apresenta um estilo muito "Chablisien", com frutas cítricas frescas e mineralidade marcante. Na boca, o estilo Defaix sempre procura por um vinho muito bem equilibrado entre, frescor e potência, e um longo final, que poderia dar inveja a vários premiers crus de outros produtores. Preço: 485,00 reais no edega.com.br.

Daniel Etienne Defaix Chablis Premier Cru Les Lys 2006

(Edega/Divulgação)

A mineralidade domina a safra 2006 e, certamente, este é um vinho com uma longa guarda de envelhecimento. Apresenta uma cor dourada, notas de flores brancas, mousserons, trufas brancas e pretas. Um vinho equilibrado, elegante, com uma vivacidade que só encontramos nos vinhos do Daniel-Etienne Defaix. O Les Lys 2006 se apresenta sempre como o mais delicado dos três premiers crus do Defaix. Mais um grande Les Lys de nível real, como era o vinhedo de propriedade dos reis franceses. Preço: 565,00 reais no edega.com.br.

 

Acompanhe tudo sobre:bebidas-alcoolicasEdegaVinhos

Mais de Casual

Quanto custa viajar para Tóquio?

Emar Batalha e Giuliana Romano lançam coleção cápsula para o Dia das Mães com causa social

Os 39 melhores restaurantes de São Paulo segundo ranking EXAME Casual 2025

Com veterano da marinha, "Tempo de Guerra" revive momento trágico do conflito entre EUA e Iraque