Casual

Churrasco gourmet: especialista elege os melhores cortes e acompanhamentos

Para quem deseja realizar um churrasco “gourmetizado”, é preciso priorizar a utilização de ingredientes de primeira linha nos principais elementos que compõem este evento

A carne é a responsável por transformar uma churrasqueada. (Churrasqueadas/Divulgação)

A carne é a responsável por transformar uma churrasqueada. (Churrasqueadas/Divulgação)

Churrasqueadas
Churrasqueadas

Produtor de conteúdo

Publicado em 5 de novembro de 2023 às 08h00.

O dicionário define a palavra gourmet como produtos de elevada qualidade para uso culinário. Sendo assim, para quem deseja realizar um churrasco “gourmetizado”, é preciso priorizar a utilização de ingredientes de primeira linha nos quatro principais elementos que compõem este evento.

Protagonista

A carne é a responsável por transformar uma churrasqueada. Busque sempre por carnes nobres, tais como ribeye, short rib, picanha, assim como outras peças: cowboy steak, bife ancho, T-bone, prime rib, porterhouse e bife de chorizo de raças como Angus, o Wagyu e o Hereford.

Outra boa pedida é investir em carne de cordeiro, como o carré e a paleta, que são macias, com menos fibras e com sabor adocicado e leve.

Toque especial

O tempero faz toda diferença para deixar a carne gourmet. Nesse caso, o simples é essencial: sal grosso, parrilla ou fino. Você ainda pode batê-lo no liquidificador com um pouco de pimenta moída.

Opções de temperos como flor de sal e o alho negro podem ser interessantes. A flor de sal é um sal marinho com mais sabor, já o alho negro é submetido a um envelhecimento e fermentação diferentes do alho comum, o que dá a ele sabor, odor e textura diferentes.

Investir em molhos também é uma boa pedida, tais como barbecue, chimichurri, mostardas, de alho e até chutneys de cebola.

Acompanhamentos

É possível optar por variados acompanhamentos para harmonizar com a carne como os tradicionais arroz, farofa, pão de alho, saladas e vinagretes, mas o que os deixará mais gourmet vai depender do preparo e dos ingredientes utilizados.

Sobremesas também podem ser exploradas. Se o dia estiver quente, prefira pratos gelados como sorvetes, mousses e gelatinas, assim como frutas que, além de serem leves, ainda auxiliam na digestão.

Harmonização

Para finalizar um churrasco gourmet, as bebidas utilizadas são fundamentais, com destaque para dois tipos: para as cervejas, busque pelas artesanais como as Ales, Pale Ales, Weissbie, Dark Largers e até Pilsen, e procure pelas que harmonizem com carne vermelha.

Os vinhos aumentam a experiência, pois harmonizam muito bem com carnes vermelhas. Seja tinto, terrosos, branco, entre outros, essa classe de bebida dará sensações diferenciadas para sua degustação.

Caipirinhas de frutas e coquetéis, que podem ser feitos com ou sem álcool, também podem ser exploradas.

Acompanhe tudo sobre:ChurrascoGastronomiaReceitas culinárias

Mais de Casual

Preta Gil para além da música: os impactos da cantora no mercado publicitário

A natureza como a grande inspiração para as joalherias em 2025

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega