Casual

COB anuncia finalistas do Prêmio Brasil Olímpico

Prêmio do Comitê Olímpico Brasileiro irá eleger o melhor atleta de 2012

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2012 às 20h47.

Rio - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou nesta quarta-feira os finalistas do Prêmio Brasil Olímpico, que irá eleger o melhor atleta de 2012. Entre as mulheres, a disputa está entre Sheilla (vôlei), Sarah Menezes (judô) e Yane Marques (pentatlo moderno). E no masculino, os três candidatos são Arthur Zanetti (ginástica artística), Esquiva Falcão (boxe) e Thiago Pereira (natação). Todos eles ganharam medalha na Olimpíada de Londres, o que foi decisivo para que fossem escolhidos para participar da eleição.

A escolha dos finalistas foi feita por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Agora, o voto deles terá 50% de peso na definição dos dois vencedores. A outra metade virá da eleição popular, com votação aberta para o público, através do site do COB (www.cob.org.br), a partir desta quinta-feira. O resultado será divulgado apenas na cerimônia de entrega do prêmio, marcada para o dia 18 de dezembro, no Theatro Municipal do Rio.

Entre os seis finalistas, dois buscam a premiação pela segunda vez: Thiago Pereira ganhou em 2007 e Sarah Menezes foi eleita em 2009. Enquanto isso, os outros quatro atletas tentam conseguir uma honraria inédita. No ano passado, o Prêmio Brasil Olímpico foi vencido por Cesar Cielo (natação) e Fabiana Murer (atletismo).


Nos Jogos de Londres, os seis finalistas do Prêmio Brasil Olímpico conseguiram conquistas históricas. Sarah Menezes ganhou o primeiro ouro olímpico do judô feminino, Sheilla faturou o bicampeonato olímpico no vôlei e Yane Marques levou um surpreendente bronze no pentatlo moderno. No caso dos homens, Arthur Zanetti se tornou o primeiro campeão olímpico da ginástica brasileira, Esquiva Falcão voltou a colocar o boxe do Brasil no pódio com a sua prata e Thiago Pereira chegou a desbancar o supercampeão Michael Phelps para ser prata na natação.

Além de escolher os finalistas ao prêmio de melhor atleta do ano, o júri de especialistas já definiu os vencedores de cada uma das 43 modalidades olímpicas. Assim, nomes como Neymar (futebol), Robert Scheidt (vela) e Marcelinho Huertas (basquete), entre outros, também serão premiados pelo destaque individual que tiveram em seus esportes ao longo da temporada de 2012 - a homenagem a todos eles está marcada para acontecer na mesma cerimônia do dia 18 de dezembro no Rio.

Acompanhe tudo sobre:AtletasEsportesEsportistasOlimpíada de Londres 2012Olimpíadas

Mais de Casual

Os 50 carros mais vendidos no Brasil no mês de abril de 2025

Quanto custa comer nos 10 melhores restaurantes do Brasil

TikTok Shop chega ao Brasil para rivalizar com Mercado Livre e Magalu

Accor investe em marcas de luxo para expansão global, destacando o Brasil como estratégico