Casual

COI divulga calendário de provas dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

Detalhes de datas e horários de cada esporte ainda serão definidos futuramente, segundo o Comitê Organizador

Programa conta com 339 provas de 33 modalidades a serem disputadas em 17 dias de competição (Yuya Shino/Reuters)

Programa conta com 339 provas de 33 modalidades a serem disputadas em 17 dias de competição (Yuya Shino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de julho de 2018 às 20h15.

Última atualização em 18 de julho de 2018 às 20h19.

Lausanne, Suíça - O Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta quarta-feira o calendário da programação das modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Os detalhes de datas e horários de cada esporte ainda serão definidos futuramente, segundo o Comitê Organizador Local do grande evento.

Ao todo, o programa conta com 339 provas de 33 modalidades a serem disputadas em 17 dias de competição, entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 24, mas dois dias antes terão início disputas tanto no futebol quanto no softbol.

A próxima edição da Olimpíada terá novidades na programação esportiva, como escalada, surfe, caratê, skate, beisebol, softbol e basquete 3x3. Parte das modalidades será disputada nas cidades de Fukushima, Ibaraki e Miyagi, todas atingidas pelo forte terremoto que atingiu o país em 2011.

As modalidades mais longas no programa são o futebol e o softbol, com início em 22 de julho e finais somente no dia 8 de agosto, penúltimo dia de competições na capital japonesa. O Brasil vai tentar defender a medalha de ouro conquistada no futebol masculino nos Jogos do Rio-2016.

O vôlei, que também trouxe ouro ao Brasil há dois anos, no masculino, terá início em 25 de julho e finais nos dias 8 e 9 de agosto. A decisão masculina será no dia 8, véspera da final feminina. No basquete, outra das modalidades coletivas mais populares, a estreia será em 26 de julho, com finais também no dia 9 de agosto.

Uma das modalidades de maior sucesso de público, o atletismo terá início somente na segunda semana de disputas. Começará no dia 31 de julho e terminará no último dia de competições - 9 de agosto - com a tradicional maratona masculina. A feminina será em 2 de agosto.

Os esportes aquáticos ainda estão "em branco" na programação. Natação, salto ornamental e nado sincronizado não têm datas preliminares para a disputa. Mas é quase certo que a natação será disputada na primeira semana da Olimpíada, como de costume.

A primeira semana também terá o judô, modalidade que costuma render muitas medalhas ao Brasil. A disputa será do dia 25 de julho a 1º de agosto.

"A organização de Tóquio-2020 agora vai focar em desenvolver os detalhes da competição quanto à programação de cada disciplina de cada modalidade, em colaboração próxima com as federações internacionais e o COI", anunciou o Comitê Executivo do COI, nesta quarta-feira.

Para mais detalhes da programação olímpica, acesse o link.

 

Acompanhe tudo sobre:OlimpíadasTóquio

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores