Casual

Começa hoje a repescagem da Mostra de São Paulo

Os premiados e mais uma seleção de títulos, num total de 40 filmes, integram a lista da repescagem

Imagem de "Lições de Harmonia": o filme do Cazaquistão levou o Troféu Bandeira Paulista como melhor longa de ficção da 37.ª Mostra (Divulgação)

Imagem de "Lições de Harmonia": o filme do Cazaquistão levou o Troféu Bandeira Paulista como melhor longa de ficção da 37.ª Mostra (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2013 às 08h22.

São Paulo - E o Troféu Bandeira Paulista como melhor longa de ficção da 37.ª Mostra foi para o filme do Cazaquistão "Lições de Harmonia". Apesar do título, é muito mais um exercício de desarmonia, sobre o estado de desordem do mundo. O diretor Emir Baigozin aborda conflitos numa escola.

Um garoto é humilhado pelos colegas, especialmente por um, que a todos explora. Ele é morto e há uma investigação. Baigazin trabalha no registro da ambiguidade e não deixa claro se foi o protagonista quem matou. É um filme rigoroso, forte, e os atores - os garotos - são bons.

Melhores ainda são os jovens atores de outro longa, latino, que ganhou uma menção do júri internacional e o prêmio da crítica. "La Jaula de Oro", de Diego Quemada-Diez, do México, já havia recebido um prêmio do júri de Cannes, na mostra Un Certain Regard, justamente por seu elenco.

O diretor foi assistente de Fernando Meirelles em "O Jardineiro Fiel" e trabalhou com a preparadora de elenco brasileira Fátima Toledo. É sobre jovens que caem na estrada em busca de um sonho - emigrar para os EUA. À reportagem, Quemada-Diez disse que seu objetivo foi humanizar a figura do imigrante, tão demonizado, em tempos de crise, na Europa e na 'América'. Com certeza, logrou seu objetivo.

O prêmio de documentário, segundo o júri e o público, foi para "Plano para a Paz", de Carlos Aguiló e Mandy Jacobson, da África do Sul, sobre o negociador da libertação de Nelson Mandela e o fim do apartheid. A melhor ficção, também pelo voto do público, foi "Pais e Filhos", de Hirokazu Kore-eda.

O filme foi premiado pelo júri de Cannes, em maio, e o próprio presidente daquele júri, Steven Spielberg, adquiriu os direitos de refilmagem. Pais e Filhos foi pré-indicado pelo Japão para concorrer ao Oscar.


Conta a história de dois casais cujos filhos foram trocados no hospital e, agora, para fazer a coisa certa, os pais destrocam as crianças, com toda a dor daí decorrente. O prêmio da Juventude foi para "Vai, Eddy", de Gert Embrechts, da Bélgica.

Renata Almeida e seus colaboradores lograram uma grande Mostra, impecável no resgate histórico - com as retrospectivas de Stanley Kubrick, Yasujiro Ozu, Eduardo Coutinho e Lav Diaz - e marcante na seleção que, fiel ao espírito do criador do evento, Leon Cakoff, privilegiou obras mais independentes e alternativas.

Os premiados e mais uma seleção de títulos, num total de 40 filmes, integram a lista da repescagem, que começa nesta sexta-feira, 01. Destaque para "Centro Histórico", o episódio de Victor Erice, e "Um Toque de Pecado", de Jia Zhang-ke, que passam dia 7, quinta-feira, no Cinesesc, onde ocorreu nesta quinta a premiação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

REPESCAGEM - SEXTA

- Cinemateca

(Largo Senador Raul Cardoso, 207, 3512-6111)

13h - "Evolução de uma Família Filipina", de Lav Diaz

- Cinesesc

(R. Augusta, 2.075, 3087-0500)

15h - "Tito on Ice", de Max Anderson, Helene Ahonen

17h - "A Fuller Life", de Samantha Fuller

19h - "Até que a Sbórnia nos Separe", de Otto Guerra, Ennio Torresan Jr

21h - "3X3D", de Jean-Luc Godard, Peter Greenaway, Edgar Pêra

- Cinusp

(R. do Anfiteatro, 181, 3091-3540)

16h - "Lukas o Estranho", de John Torres

19h - "Guimarães Transversal", de Marcos Barbosa, Pedro Bastos, Paulo Abreu e Gabriel Abrantes

21h - "Jonas na Selva", de Peter Sempel

Acompanhe tudo sobre:Artecidades-brasileirasCinemaEntretenimentoFilmesMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Casual

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores

Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028

Entre o luxo e o legado: as primeiras novidades do ano em relojoaria da LVMH