Casual

Como fazer ovo de Páscoa caseiro: dicas e passo a passo fácil

Rodrigo Pasquali, sócio da chocolateria Tchocolath, dá as dicas que como preparar o chocolate para transformá-lo em ovo de Páscoa

Ovos de Páscoa: o primeiro passo é investir em um bom chocolate (Leandro Fonseca/Exame)

Ovos de Páscoa: o primeiro passo é investir em um bom chocolate (Leandro Fonseca/Exame)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 17 de abril de 2025 às 14h10.

Tudo sobrePáscoa
Saiba mais

Ter tempo para fazer ovos de Páscoa em casa pode parecer, à primeira vista, um luxo, ao dedicar tempo para cada etapa do processo e dar significado para uma data que do calendário comercial.

Para desenvolver o doce em casa, é preciso cuidado, precisão e presença. Porém, não é impossível. Rodrigo Pasquali, sócio da chocolateria Tchocolath, dá as dicas que como preparar o chocolate para transformá-lo em ovo de Páscoa.

Escolha do chocolate

O primeiro passo é investir em um bom chocolate. Prefira as versões fracionadas ou de cobertura nobre, que derretem e moldam com mais facilidade. O chocolate ao leite costuma ser o favorito para agradar diferentes paladares, mas o meio amargo e o branco também são ótimas opções.

Temperagem é essencial

A temperagem — processo de derreter e resfriar o chocolate para que ele fique brilhante e com boa textura — é um dos segredos para um ovo de qualidade. O chocolate deve ser derretido em banho-maria ou no micro-ondas (aqueça aos poucos para não cozinhar o chocolate), e depois resfriado até atingir a temperatura ideal (cerca de 28ºC para chocolate ao leite).

Moldes certos fazem diferença

Formas de acetato com silicone são as mais indicadas para iniciantes, ao ajudarem a dar a espessura ideal ao ovo. Para um ovo de 250g, duas ou três camadas de chocolate são suficientes.

Higiene e conservação

Todos os utensílios devem estar bem higienizados e secos. Utilize água quente para tirar os resíduos de chocolate das formas. Ovos recheados devem ser mantidos na geladeira e consumidos em até 5 dias dependendo do recheio. Já os ovos sem recheio duram cerca de 45 dias em local fresco e seco.

Ovos de Páscoa recheados

Entre as tendências para 2025, destacam-se opções que flertam com o requinte e a originalidade. Uma das mais comentadas é o ovo recheado com crème brûlée, que surpreende pela casquinha de açúcar caramelizado quebrada na colher, remetendo à tradicional sobremesa francesa.

Outra proposta que vem ganhando espaço são os ovos com frutas brasileiras como coco, manga entre outros. “Uma boa ideia é unir a panificação com os chocolates — fazer um recheio misturando croissant, pain au chocolate, com algum brigadeiro para rechear. O mesmo pode ser feito com bolos de frutas”, diz Helena Mil Homens, padeira da St Chico. A sugestão é o bolo de especiarias com creme de mascarpone e nozes, que remete ao conforto de um bolo caseiro com acabamento de sobremesa premium.

O matchá, ingrediente cada vez mais presente na confeitaria, aparece como estrela de um recheio que une creme do chá com praliné de gergelim, criando um contraste entre amargor e crocância, inspirado na confeitaria oriental.

Acompanhe tudo sobre:ChocolatePáscoaDoces

Mais de Casual

Chef premiado vetou sanduíche, mas subchef fez escondido e hoje representa 30% das vendas

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no feriado de Páscoa

Tudo o que você precisa saber para viajar para o Ártico

Branco, tinto, rosé ou espumante? Vinhos para harmonizar com bacalhau na Páscoa