Casual

Conheça detalhes do jantar oferecido por Lula e Janja no Palácio do Itamaraty

Evento durou cinco horas e preparação levou 20 dias; participaram líderes mundiais e chefes de Estado que estiveram na posse

Bolinho de Feijoada de Kátia Barbosa é tido como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro (Aconchego Carioca/Divulgação)

Bolinho de Feijoada de Kátia Barbosa é tido como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro (Aconchego Carioca/Divulgação)

GA

Gabriel Aguiar

Publicado em 2 de janeiro de 2023 às 12h23.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou o novo mandato ao lado da primeira-dama Janja e de alguns dos principais líderes mundiais. E, após cerimônias e formalidades da posse, o chefe do poder executivo recepcionou um jantar com grandes nomes da gastronomia brasileira, a exemplo de Saulo Jenningstambém na lista dos 100 Melhores Restaurantes do Brasil por CASUAL Exame em 2022.

“Foram cerca de 20 dias de trabalho, considerando o tempo que levamos para comprar ingredientes, contratar a equipe e preparar as receitas. Já a escolha dos chefs convidados, que trabalharam junto com o nosso time, foi da própria presidência da República”, diz Roberto Hirth, dono da Open House, empresa que coordenou a recepção da última noite (1º) no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).

Gim Bela Gil

Gim preparado por Bela Gil era a única bebida especificada no cardápio (Instagram/Reprodução)

Todos os pratos deram prioridade aos ingredientes típicos do país – uma exigência de Lula e Janja –, com direito a bolinhos de feijoada e de piracuí (farinha de peixe da região amazônica); acarajé; bobó de camarão; vatapá; queijo coalho com banana assada e melaço de cana; moqueca de castanha-do-pará; ho’o xanena xupu (cozido de mandioca com peixe); mousse de cupuaçu; e pudim de tapioca.

Já a única bebida descrita no cardápio ficou a cargo de Bela Gil: o gim tônica com flor de clitória veio do restaurante Camelia Ododo, da própria chef e apresentadora, onde é vendido por 43 reais. Filha do cantor Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura de 2003 a 2008, a culinarista foi nomeada como parte da equipe de transição do novo governo no Núcleo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Cardápio Lula Itamaraty

Cardápio deu preferência a produtos típicos brasileiros (Open House)

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:GastronomiaGoverno LulaLuiz Inácio Lula da SilvaReceitas culinárias

Mais de Casual

Quanto custa viajar para as Ilhas Malvinas?

São Paulo volta a receber um torneio WTA de tênis feminino

Os 13 melhores restaurantes do Rio de Janeiro segundo ranking EXAME Casual 2025

Lady Gaga se hospeda em um dos melhores hotéis do Brasil; descubra o preço da diária