Casual

Conquista do Monte Everest completa 59 anos

O neozelandês Edmond Hillary conquistou um dos grandes desafios da humanidade: chegar ao cume da maior montanha do planeta.

Até hoje, quase 2 mil alpinistas lograram chegar no ponto mais alto do mundo (Luca Galuzzi/Wikimedia Commons)

Até hoje, quase 2 mil alpinistas lograram chegar no ponto mais alto do mundo (Luca Galuzzi/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2012 às 10h18.

São Paulo - O Monte Everest, com seus 8848 metros acima do nível do mar, foi sempre um desafio para o ser humano. Ao longo do século 20, inúmeras tentativas foram feitas para atingir seu cume, algumas delas com final trágico.

Como, por exemplo, a dupla George Mallory e Andrew que, em 1924, desapareceram ao tentar a proeza — e o corpo de Mallory foi achado apenas em 1999.

Mas há exatos 59 anos, em 29 de maio de 1953, o neozelandês Edmund Percival Hillary, acompanhado do guia sherpa Tenzing Norgay, conquistaram pela primeira vez a maior montanha do mundo, inaugurando uma sucessão de heróis e aventureiros que repetiram seu feito.

A montanha, no entanto, permaneceu cruel. Mais de 200 pessoas morreram tentando chegar ao seu cume e em uma das excursões, em 1996, dezenove turistas alpinistas não voltaram vivos para casa.

Até hoje, quase 2 mil alpinistas lograram chegar no ponto mais alto do mundo. Mas nenhum ficou tão célebre quando Hillary, o grande pioneiro.

Acompanhe tudo sobre:Setor de esportes

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores