Casual

Consumo abusivo de álcool aumenta com a escolaridade

Consumo abusivo de bebida é maior entre pessoas com mais de 12 anos de estudo

Nas mulheres, o índice de consumo abusivo varia de 11,9% entre as que frequentaram a escola durante 12 anos ou mais a 7,6% entre as que têm até oito anos de estudo (Arquivo/Getty Images)

Nas mulheres, o índice de consumo abusivo varia de 11,9% entre as que frequentaram a escola durante 12 anos ou mais a 7,6% entre as que têm até oito anos de estudo (Arquivo/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2012 às 13h34.

Brasília – Levantamento divulgado hoje (10) pelo Ministério da Saúde mostra que o consumo abusivo de bebida alcoólica (ingestão em uma mesma ocasião de quatro ou cinco doses para mulheres e de cinco ou mais doses para homens) é maior entre pessoas com mais de 12 anos de estudo do que entre os que estudaram até oito anos – 20,1% e 15,9%, respectivamente.

A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) aponta que, na população feminina, o índice de consumo abusivo varia de 11,9% entre as mulheres que frequentaram a escola durante 12 anos ou mais anos a 7,6% entre as que têm até oito anos de estudo.

De acordo com a pasta, ao considerar a população em geral, sem distinção de sexo, a frequência no consumo de bebidas alcoólicas é 17% e não sofreu variação desde a primeira edição do estudo, em 2006. A proporção entre os homens, em 2011, é quase três vezes maior do que entre as mulheres – 26,2% e 9,1%.

Em relação à idade, a frequência de consumo abusivo de bebida alcoólica é maior entre os jovens de 18 a 24 anos (20,5%). Na população com idade igual ou superior a 65 anos, o índice cai para 4,3%. O percentual de consumo entre homens com idade de 18 a 24 anos chega a 30,3% e entre as mulheres na mesma faixa etária, a 11,5%.

Acompanhe tudo sobre:DrogasMinistério da SaúdeSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Casual

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Herdeiro da Hermès encara processo bilionário nos EUA

Vão Livre do Masp ganha nova vida com atividades esportivas gratuitas

Conheça os detalhes da nova fábrica de joias da Bvlgari inaugurada na Lombardia