Casual

Coração de d. Pedro I chega ao Brasil; saiba detalhes

A aeronave pousou em Natal e depois foi para Brasília, onde a relíquia permanecerá até o dia 8 de setembro

Coração de dom Pedro I chega ao país para as celebrações dos 200 anos da Independência. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Coração de dom Pedro I chega ao país para as celebrações dos 200 anos da Independência. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 22 de agosto de 2022 às 12h35.

Última atualização em 22 de agosto de 2022 às 12h44.

O coração de Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, ou simplesmente, d. Pedro I (1798-1834), já se encontra em solo brasileiro.

Emprestado pelo governo português para ser exposto durante a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, o órgão do primeiro imperador brasileiro foi trazido de Portugal a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou em Natal perto das 6 horas de hoje, 22.

Da capital potiguar, a aeronave seguiu para Brasília, onde a relíquia permanecerá até o dia 8 de setembro, quando será devolvido à Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, em cuja igreja, na cidade portuguesa do Porto, está guardada há quase 200 anos.

LEIA TAMBÉM: Público terá quatro dias para ver coração de dom Pedro I no Itamaraty

“É de grande significado que o país receba o coração do seu libertador. É uma relíquia que ficará exposta, com visitação pública, no Palácio do Itamaraty, de 23 de agosto a 8 de setembro”, declarou o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, há duas semanas. “Será um elemento catalisador muito relevante para as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil”, acrescentou o chanceler na ocasião.

O governo brasileiro já anunciou que, em respeito à memória de Pedro I, tratará a presença do coração do antigo monarca com as mesmas honras de Estado dispensadas a chefes de outras nações em visita ao país. Amanhã, 23, o órgão será levado ao Palácio do Planalto, onde está prevista uma cerimônia com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

No Itamaraty, o órgão de cerca de 9 quilos será exposto no interior de uma cápsula de vidro, guardada em uma sala climatizada especialmente preparada para a ocasião e sob a vigilância da Polícia Federal (PF). No dia 7 de setembro, data da independência do Brasil, o coração estará em um evento, ao lado de outros chefes de Estado convidados.

LEIA TAMBÉM:

O que é ser musa? Edição 2023 do Calendário Pirelli propõe resgate de sentido feminista do termo

Drones, smartwatches e fones de ouvido com 80% de desconto? Entenda

Acompanhe tudo sobre:BrasilHistóriaPortugal

Mais de Casual

Vão Livre do Masp ganha nova vida com atividades esportivas gratuitas

Conheça os detalhes da nova fábrica de joias da Bvlgari inaugurada na Lombardia

Quanto custa viajar para Milão?

Exclusivo: em 'O Contador 2', Ben Affleck reflete sobre empatia, masculinidade e solidão