Casual

Descubra cinco vinhos perfeitos para o frio – e que partem de R$ 39

Rótulos para todos as preferências de gosto e bolso foram selecionados exclusivamente com especialistas

Destacamos cinco rótulos de vinhos perfeitos para a temporada de frio (Rafa Elias/Getty Images)

Destacamos cinco rótulos de vinhos perfeitos para a temporada de frio (Rafa Elias/Getty Images)

GA

Gabriel Aguiar

Publicado em 17 de maio de 2022 às 08h00.

Última atualização em 17 de maio de 2022 às 09h26.

Enquanto a frente fria derruba as temperaturas em todo o Brasil – que terá temperaturas negativas e até neve ao longo desta semana –, os vinhos parecem uma boa opção para aquecer corpo e alma. É verdade que já não existe distinção de categorias e, mesmo no inverno, os tintos parecem ganhar na preferência, principalmente pelo tanino, que causa adstringência e mais corpo ao vinho.

VEJA TAMBÉM

5 acessórios essenciais para iniciantes em vinhos

Frio europeu esta semana no Brasil: 5 dicas de estilo

Para facilitar a escolha daqueles que costumam beber brancos e rosés (ou indicar novas opções aos apaixonados pelos tintos), a CASUAL Exame consultou as sommelières Rafaela Reis, da Grand Cru; e Thamirys Schneider, da Wine; que indicaram cinco rótulos perfeitos para quando começa o inverno. Detalhe: existem opções para toda as preferências de saber e também para todos os bolsos.

Trisole Nero d"Avola Syrah D.O.C. Sicilia 2019

(Wine/Divulgação)

Esse autêntico exemplar da Sicília, na Itália, conquista pela maciez, mas também tem boa estrutura, o que é perfeito para dias frios. Com oito meses em tanques de aço inox, quatro meses em barris e três meses em garrafa antes de finalmente ser comercializado, esse vinho traz muita complexidade. Com blend de uvas Nero d’Avola e a Syrah, o rótulo tem sabor e aromas frutados, que se combinam ao fundo de especiarias e picância. É perfeito para carnes vermelhas, pimentas e cortes suínos.

Preço: 39,90 reais

Solis Terra Plan de Dieu A.O.P. Côtes du Rhône Villages 2019

(Wine/Divulgação)

Para receber denominação de origem, os vinhos Côtes du Rhône Villages têm de, obrigatoriamente, terem o corte da região: o GSM (Grenache, Syrah e Mourvèvre). E o resultado é encorpado, intenso, robusto, equilibrado e de final persistente – marcado pela presença de tanino. No aroma, traz notas de frutas vermelhas, cerejas e picância. É ideal para carnes vermelhas, arroz de pato e cordeiro.

Preço: 99,90 reais.

Marqués De Cáceres Crianza 2017

(Grand Cru/Divulgação)

Esse corte da base Tempranillo, uva típica da Península Ibérica, se caracteriza pelos aromas de frutas vermelhas frescas, condimentados e tostados. Como o termo Crianza indica, esse rótulo passou doze meses nas barricas de carvalho francês e americano, que conferem o sabor encorpado, persistente e intenso. É perfeito para acompanhar receitas como tortilla de batatas, jamón ibérico e chorizo.

Preço: 122,03 reais.

Vallado Douro Tinto 2020

(Grand Cru/Divulgação)

Reflexo da cultura portuguesa de elaborar vinhos de corte – ou seja, mistura de uvas –, esse rótulo é uma combinação de Touriga Nacional, Touriga França, Tinta Roriz, Roriz e vinhas velhas. Na verdade, cerca de 80% das uvas provêm de vinhas plantadas na década de 1990, enquanto restante tem idade entre 60 e 100 anos. Com aromas concentrados, sobressaindo os frutos vermelhos maduros, o vinho tem boa estrutura, taninos redondos e final persistente. Ideal para carne assada e arroz de pato.

Preço: 152,92 reais

Cobos Cocodrilo Malbec 2020

(Grand Cru/Divulgação)

Representante da Malbec, considerada queridinha pelos brasileiros, esse rótulo foi elaborado pelas mãos do enólogo Paul Hobbs (um dos mais respeitados da atualidade). E o resultado é um vinho de frescor e acidez vida, com notas de frutas pretas frescas e ameixas secas. Oferece boa concentração e equilíbrio, com taninos firmes e, ainda assim, macios. Acompanha carnes vermelhas e queijos.

Preço: 270,22 reais.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:BebidasFriobebidas-alcoolicasVinhosGastronomiaEXAME-no-Instagram

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos