Casual

Dia do queijo: aprenda a harmonizar com diferentes estilos de vinho

O sommelier do e-commerce Evino, Vinicius Santiago, ensina como combinar 7 tipos de queijo com diferentes estilos de vinhos, uvas e rótulos. Confira:

Queijos: aprenda a harmonizar com diferentes estilos de vinho.  (Milton Rodney Buzon/Getty Images)

Queijos: aprenda a harmonizar com diferentes estilos de vinho. (Milton Rodney Buzon/Getty Images)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 20 de janeiro de 2022 às 12h07.

Nesta quinta-feira, 20 de janeiro, celebra-se o Dia do Queijo. Quando o assunto é harmonização, não há dúvidas de que os vinhos são o match perfeito com essa iguaria, independente do tipo. Do brie ao provolone, passando pelo gruyère e gorgonzola, e alcançando até mesmo o meia-cura, famoso "queijo mineiro", a EXAME consultou o sommelier Vinicius Santiago, do e-commerce Evino, para entender de uma vez por todas como harmonizar vinhos e queijos

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor 

A seleção do sommelier inclui 7 tipos de queijo e traz os melhores estilos de vinhos e uva para a combinação perfeita, além de uma sugestão de rótulo. Confira:

Meia-cura

(Milton Rodney Buzon/Getty Images)

Conhecido como queijo mineiro, o meia-cura possui sabor marcante e é levemente ácido. Para harmonizar com esse tipo de queijo os vinhos brancos são ideais, principalmente os produzidos com a uva Torrontés que resulta em rótulos aromáticos e encorpados. 

A sugestão do sommelier da Evino é o Goulart T Torrontés Small Production 2020, um vinho fresco e bem aromático, com notas ervas frescas, maçã-verde e pêssego.

Gruyère

piece of cheese (elenaleonova/Getty Images)

Um queijo aromático, com toque de nozes e levemente frutado fica ainda mais saboroso com vinhos tintos leves e bem frutados. A indicação para combinar são os vinhos feitos com as uvas Pinot Noir e Garnache, por apresentarem aromas de frutas vermelhas que combinam com o toque frutado do queijo.

A sugestão para o Gruyère é investir no Paul Lacroix Pinot Noir 2020, que expressa aromas de morango, cereja, framboesa e notas de marmelo.

Gorgonzola

(VeronicaDimova/Getty Images)

Para uma peça bem salgada com sabor intenso é necessário apostar em vinhos com a mesma potência, e que ao mesmo tempo ajude a suavizar o paladar. A sugestão são vinhos do Porto e de sobremesa, porque são encorpados, têm estrutura e apresentam dulçor em contraste com o sal.

Para harmonizar, o Sanders Vinho do Porto Ruby Reserva, é um vinho do Porto encorpado, com notas de frutas vermelhas maduras, e alto nível de dulçor.

Cottage

(Jaromila/Getty Images)

Cottage é um queijo fresco, leve e de sabor delicado. Os vinhos brancos ou verdes, feitos com a uva Pinot Grigio, harmonizam bem com a leveza do queijo Cottage por apresentarem as mesmas características.

A combinação pede um vinho que seja tão delicado quanto, como o Pérola da Vinha Vinho Verde DOC, que apresenta notas de frutas cítricas e pera. 

Brie

(Anna Blazhuk/Getty Images)

Este queijo possui textura cremosa e sabores levemente marcantes. Para harmonizar, a sugestão é o Cava Gran Barón Mediterranean Edition Brut. O contraste entre a cremosidade e a gordura do queijo com as bolhas e acidez do espumante é surpreendente.

Provolone

Com textura fibrosa e sabores defumados, o Provolone combina com vinhos frutados, como o Domaine Tariquet Chardonnay Côtes de Gascogne 2020, que traz notas de pêssego, frutas cítricas, baunilha e um toque defumado em virtude da passagem em madeira.

Gouda

(GiovanniSeabra/Getty Images)

Para acompanhar o famoso queijo de casca avermelhada, recomenda-se o Chateau Garbin Malbec Reserva 2018. Ambos são ricos em aromas e sabores, já que o Gouda traz nozes, e, o Malbec, uma explosão de frutas negras.

Acompanhe tudo sobre:comida-e-bebidabebidas-alcoolicasVinhosQueijosGastronomia

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos