Casual

Dicionário sueco incluirá pronome para gênero neutro

Palavra "hen" foi criada nos anos 60, quando "han" (ele) se tornou politicamente incorreta e o uso corrente da língua começou a tentar evitar evitar o termo

Livraria em Estocolmo: palavra "hen" foi criada nos anos 60, quando "han" (ele) se tornou politicamente incorreta e o uso corrente da língua começou a tentar evitar evitar o termo (Jack Mikrut/AFP)

Livraria em Estocolmo: palavra "hen" foi criada nos anos 60, quando "han" (ele) se tornou politicamente incorreta e o uso corrente da língua começou a tentar evitar evitar o termo (Jack Mikrut/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2015 às 12h08.

Estocolmo - O dicionário oficial da Suécia incluirá em abril um pronome para o gênero neutro, anunciaram editores da Academia Sueca.

"Há 13.000 novas palavras. 'Hen' é uma delas", afirmou à AFP Sture Berg, um dos editores, em referência ao novo pronome, que será adicionado a "han" (ele) e "hon" (ela).

"Para os que usam o pronome, obviamente é um elemento de força que agora esteja incluído no dicionário" disse Berg, antes de recordar que o acréscimo de pronomes aos idiomas é pouco habitual.

A palavra "hen" foi criada nos anos 60, quando "han" (ele) se tornou politicamente incorreta e o uso corrente da língua começou a tentar evitar evitar o termo.

Mas a palavra não teve o uso generalizado até o início do século XXI, quando uma pequena comunidade transgênero retomou seu uso no país, e o termo voltou a ser utilizado nos últimos anos.

Atualmente é utilizado para simplificar a estrutura das frases e para fazer referência a uma pessoa sem revelar seu gênero, seja porque é desconhecido, porque a pessoa é transgênero ou porque quem fala ou escreve considera supérfluo referir-se ao gênero.

O termo também é utilizado em textos oficiais, legais, assim como na imprensa e em livros, o que provocou a perda de parte de sua conotação inicial de ativismo feminista.

O dicionário da Academia Sueca é atualizado a cada 10 anos. As novas palavras são determinadas por sua relevância e a frequência de uso. A nova edição será lançada em 15 de abril.

Acompanhe tudo sobre:EuropaGramáticaPaíses ricosSuécia

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores