Casual

Eric Cantona faz filme sobre rebeldes do futebol

Cantona apresenta o filme na 18ª edição do Festival de Cinema de Sarajevo, dentro do programa ''Open Air''

Eric Cantona foi capitão da seleção francesa e ídolo do Manchester United (James Boyes via Wikimedia Commons)

Eric Cantona foi capitão da seleção francesa e ídolo do Manchester United (James Boyes via Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 19h18.

Sarajevo - O ex-jogador Eric Cantona, apresentou nesta quarta-feira em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, seu documentário ''Football Rebels'' (Rebeldes do Futebol, em tradução livre), que mostra a história de vida de cinco jogadores, um deles o brasileiro Sócrates, dentro e fora das campos.

''Acho que o futebol pode ser uma educação extraordinária para o povo. Ele aproxima as pessoas e ensina os jovens a estarem abertos ao mundo. É o esporte mais popular no mundo, é um jogo que une as pessoas e atrai uns aos outros. Quando você pensa dessa maneira, quando educa as crianças assim, para que mantenham a cabeça aberta, é brilhante'', declarou Cantona à Agência Efe.

Cantona apresenta o filme na 18ª edição do Festival de Cinema de Sarajevo, dentro do programa ''Open Air''. O ex-jogador chegou a cidade em companhia de Gilles Rof, que dirigiu o documentário, e do fotógrafo Gilles Perez.

Um dos jogadores citados no filme, é o ex-jogador Predrag Pasic, do FK Sarajevo, que durante a guerra na Bósnia (1992-1995), não quis abandonar o país e se dedicou ao treino das crianças em pleno confronto em Sarajevo.

''É uma grande satisfação estar aqui, no lugar em que rodamos o documentário, na companhia de um dos ''rebeldes do futebol'''', disse Cantona durante visita à escolinha de futebol de Pasic.

O marfinense Didier Drogba, o chileno Carlos Caszely, o argelino Rachild Mekhloufi e o brasileiro Sócrates, que morreu no ano passado, são os outros ''rebeldes'' que aparecem no filme idealizado e escrito pela estrela do Manchester United.

Após abandonar o futebol profissional, Cantona iniciou uma carreira cinematográfica. Atualmente ele também é técnico da seleção francesa de beach soccer.

O Festival de Sarajevo surgiu em 1995, durante a guerra da Bósnia, e é um dos maiores e mais visitados eventos culturais do país balcânico.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoEsportesFilmesFutebol

Mais de Casual

Os melhores vinhos brancos brasileiros, segundo guia internacional, para você provar no Carnaval

Seleção global dos melhores vinhos do mundo conta com destaque de um brasileiro

Dia Mundial do Pistache: 22 restaurantes em São Paulo para provar pratos com pistache

10 frases que você precisa aprender antes de ir para a Argentina