Casual

Escócia aprova lei contra fanatismo religioso no futebol

A nova Lei sobre Comportamentos Ofensivos e Ameaças irá considerar como delito qualquer mensagem de cunho ameaçador enviado mediante correio postal ou e-mail

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2012 às 13h22.

Londres - A Escócia aprovou uma nova lei contra os comportamentos ofensivos nos jogos de futebol a fim de reduzir o fanatismo religioso, com penas de até cinco anos de prisão, informa nesta quinta-feira a 'BBC'.

A nova Lei sobre Comportamentos Ofensivos e Ameaças tem o objetivo de reduzir o fanatismo religioso no futebol escocês e, entre outras decisões, considerará como delito qualquer mensagem de cunho ameaçador no âmbito esportivo enviado mediante correio postal ou e-mail.

'Esta nova legislação não afetará o ambiente nem a paixão dos torcedores' declarou Roseanna Cunningham, responsável de Segurança e Assuntos Legais na Escócia.

Cunningham garantiu que 'não se trata de reduzir a rivalidade nem a competição, que é a alma do futebol, mas de erradicar o sectarismo e outras expressões de ódio de nosso esporte nacional que são inaceitáveis'.

'Fizemos caso à Polícia e aos fiscais quando nos comunicaram que precisavam de mais autoridade para poder parar o sectarismo no futebol e as ameaças publicadas na internet. Esta nova lei mostra claramente que o fanatismo religioso não será tolerado e que aqueles que o promoverem serão duramente castigados', concluiu Cunningham.

As duas grandes equipes escocesas, Celtic e Rangers, católico e protestante, respectivamente, mantêm uma forte rivalidade tanto dentro como fora dos campos, que às vezes chega à violência. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEsportesFutebolViolência urbanaEscócia

Mais de Casual

Revo amplia mobilidade de luxo no interior paulista com novo lounge

Como escolher um smartwatch que se adapta às suas atividades

Itaú Cultural inaugura andar de arte moderna com obras de Tarsila do Amaral, Portinari e Lygia Clark

LVMH estuda vender participação de 50% da Fenty Beauty, marca de Rihanna