Casual

Escritor Günter Grass é internado com problemas cardíacos

O autor havia criado polêmica ao dizer que Israel ameaçava a paz mundial com seu potencial atômico

O Governo israelense reagiu declarando Grass "persona non grata", acusando-o de antissemitismo (Sean Gallup/ Getty Images)

O Governo israelense reagiu declarando Grass "persona non grata", acusando-o de antissemitismo (Sean Gallup/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2012 às 17h52.

Berlim - O escritor alemão Günter Grass, prêmio Nobel de Literatura em 1999, foi internado em uma clínica de Hamburgo com problemas cardíacos, informa o jornal "Bild".

Grass, de 84 anos, está sendo atendido na clínica Asklepios St. Georg segundo a publicação, que cita fontes ligadas ao centro hospitalar.

Pessoas ligadas ao escritor confirmaram, após a divulgação feita pelo "Bild", a notícia da internação de Grass "para uma bateria de exames programada há muito tempo", e disseram que nos próximas dias ele voltará para casa.

A informação do "Bild" foi dada em meio à polêmica sobre o poema "Was gesagt werden muss" ("O que é preciso", em tradução livre), publicado no início do mês e no qual o autor diz que Israel põe em risco a frágil paz mundial com seu potencial atômico.

No poema, Grass também acusa Israel de planejar um ataque ao Irã capaz de aniquilar sua população, e afirma que se sente obrigado a dizê-lo agora, com suas "últimas tintas", antes que seja tarde demais.

O texto causou uma grande controvérsia na Alemanha, cuja elite política observa rigorosamente a regra não escrita de absoluta cautela em relação à política de Israel por razões de responsabilidade histórica.

O Governo israelense reagiu declarando Grass "persona non grata", acusando-o de antissemitismo e recordando sua confissão tardia, em 2005, de que aos 17 anos tinha servido nas Waffen-SS.

Grass tentou primeiro acalmar a situação matizando que suas críticas se dirigiam à política do governo de Israel, mas depois voltou a esquentar os ânimos ao comparar os métodos desse país com os da extinta Alemanha Oriental. 

Acompanhe tudo sobre:EscritoresIsraelJudeusLivros

Mais de Casual

Vão Livre do Masp ganha nova vida com atividades esportivas gratuitas

Conheça os detalhes da nova fábrica de joias da Bvlgari inaugurada na Lombardia

Quanto custa viajar para Milão?

Exclusivo: em 'O Contador 2', Ben Affleck reflete sobre empatia, masculinidade e solidão