Casual

Este shopping na Suécia só vende produto reciclado

O shopping ReTuna é uma parceria entre o governo municipal, organizações sem fins lucrativos e empresas locais. Lá, nada se perde, tudo se transforma...

 (ReTuna/Reprodução)

(ReTuna/Reprodução)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de maio de 2017 às 10h50.

Última atualização em 9 de maio de 2017 às 10h51.

São Paulo - A Suécia é reconhecidamente um dos países com melhor gestão de lixo do mundo. Não à toda, o país nórdico possui um shopping inteiramente voltado para produtos reciclados e recuperados.

Inaugurado em 2015, o ReTuna fica na cidade de Eskilstuna, a 100 quilômetros de Estocolmo. O centro comercial funciona de três formas.

Em parte, é um depósito de reciclagem, onde os visitantes podem descartar móveis ou roupas que não usam mais. Os funcionários locais classificam os itens recebidos e decidem o que pode ser distribuído às lojas do shopping para ser reaproveitado.

- (ReTuna/Reprodução)

A outra parte é a experiência de compra. O ReTuna possui 15 lojas, que comercializam móveis para decoração, utensílios domésticos, eletrônicos remodelados, artigos esportivos e de vestuário. Além disso, há um restaurante com menu de alimentos frescos e de origem sustentável e instalações para conferências.

Shopping ReTuna

- (ReTuna/Reprodução)

A terceira parte, e talvez a mais bacana de todas, é a vocação educacional do espaço. Várias dessas lojas também funcionam como showrooms "faça você mesmo", onde os clientes podem aprender tarefas como reparar itens domésticos, customizar roupas ou criar suas próprias luminárias.

Os visitantes também podem se inscrever em um programa de design, reciclagem e reúso com duração de um ano. O shopping é uma parceria entre o governo municipal, organizações sem fins lucrativos e empresas locais.

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeProdutos verdesReciclagem

Mais de Casual

Kering, dona da Gucci, negocia a venda da divisão de beleza da L’Oréal

O que uma viagem de 2 mil km até a Argentina diz sobre a Ford F-150 Tremor

Oest, nova startup de saúde feminina, quer melhorar a experiência da menopausa

O restaurante Michelin em São Paulo que te leva ao Japão — literalmente