Casual

Estes 5 hábitos podem acrescentar até 14 anos à sua vida

Um estilo de vida mais saudável pode aumentar a expectativa de vida das pessoas

 (PIKSEL/Thinkstock)

(PIKSEL/Thinkstock)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 12 de julho de 2018 às 10h52.

Última atualização em 12 de julho de 2018 às 10h55.

São Paulo - A expectativa de vida do brasileiro é de 75 anos e 8 meses, segundo o último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora tenha crescido nos últimos anos, a média é menor na comparação com a de países como Japão, Suíça e Itália.

Os avanços da medicina, campanhas de vacinação em massa e até o incentivo à amamentação são fatores que contribuem para uma vida mais longa. Recentemente, uma pesquisa publicada no jornal American Heart Association concluiu que alguns hábitos simples também podem aumentar a expectativa de vida das pessoas.

Segundo o estudo, comandado por pesquisadores da Harvard TH Chan School of Public Health, um estilo de vida adequado pode acrescentar até 14 anos à vida das mulheres e 12 anos e 2 meses à dos homens.

De acordo com Frank Hu, um dos responsáveis pela pesquisa, seguir hábitos saudáveis melhora a longevidade da população, mas muitas pessoas ainda relutam a aderir um estilo de vida adequado. "Por isso, é fundamental, por meio de políticas públicas, incentivar e conscientizar a população".

Os especialistas listaram 5 hábitos que podem aumentar a expectativa de vida das pessoas. Confira a seguir:

Não fume

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é uma das principais causas evitáveis de mortes. No século XX, cerca de 100 milhões de pessoas morreram por conta de complicações provocadas pelo tabaco. Atualmente, o hábito de fumar é responsável por 12% da mortalidade de adultos no mundo. Os dados são alarmantes e tendem a piorar: até 2030, 8 milhões pessoas devem morrer anualmente por conta do cigarro.

Mantenha uma alimentação saudável

O que você come também pode influenciar na sua expectativa de vida. Estudos sugerem, por exemplo, que escolhas mais coerentes e saudáveis de alimentos diminuem riscos de doenças fatais, como problemas cardiovasculares, diabetes e até a obesidade.

Pratique exercícios regularmente

Praticar atividade física regularmente também contribui para uma vida mais saudável e longa. Recentemente, a Harvard Medical School listou as melhores atividades físicas que todas as pessoas – independente da faixa etária – podem e devem fazer para melhorar a saúde e consequentemente diminuir os riscos de algumas doenças. Natação, caminhada e musculação estão entre os exercícios listados.

Mantenha o peso corporal saudável

Nos últimos anos, o número de mortes por obesidade triplicou no Brasil. No mundo, a obesidade é a segunda principal causa de morte e atinge cerca de 40% da população adulta, segundo dados da OMS.

Consuma moderadamente bebidas alcoólicas

A ciência já provou que a ingestão de álcool pode danificar o DNA e consequentemente aumentar o risco de câncer. Para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o consumo de bebidas alcoólicas é sim um fator de risco para a doença. Ainda segundo o INCA, o câncer é a segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 a 29 anos no Brasil, perdendo apenas para “causas externas”, que envolvem óbitos por acidentes e violência.

Acompanhe tudo sobre:Alimentaçãobebidas-alcoolicasCigarrosDietasExercícios FísicosObesidadeSaúde

Mais de Casual

Vão Livre do Masp ganha nova vida com atividades esportivas gratuitas

Conheça os detalhes da nova fábrica de joias da Bvlgari inaugurada na Lombardia

Quanto custa viajar para Milão?

Exclusivo: em 'O Contador 2', Ben Affleck reflete sobre empatia, masculinidade e solidão