Casual

Ex-presidente do Barça depõe sobre contratação de Neymar

Sandro Rosell compareceu à Audiência Nacional, principal instância penal espanhola, pela manhã em Madri e não quis falar com a imprensa

Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona: ele prestou depoimento hoje na Justiça espanhola sobre suspeitas de fraudes na contratação de Neymar (Josep Lago/AFP)

Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona: ele prestou depoimento hoje na Justiça espanhola sobre suspeitas de fraudes na contratação de Neymar (Josep Lago/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2014 às 15h43.

Madri - Um juiz espanhol recebeu nesta terça-feira o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, para depor como parte da investigação sobre um suposto fraude fiscal na contratação do astro brasileiro Neymar.

Rosell compareceu à Audiência Nacional, principal instância penal espanhola, pela manhã em Madri e não quis falar com a imprensa.

O juiz convocou Rosell após receber uma denúncia da Receita espanhola, que calcula o montante dos valores "não percebidos" pelo Tesouro Público em 2,4 milhões em 2011 e 6,7 milhões em 2013, ou seja, mais de nove milhões de euros em impostos sonegados, fruto de contratos assinados nesses anos.

A transferência de Neymar, que assinou com o Barcelona por cinco temporada em maio de 2013, originou um grande escândalo quando um sócio do clube apresentou uma acusação de "apropriação indevida" contra Rosell, que acabou entregando o cargo.

Após a saída de Rosell, em 23 de janeiro, a nova diretoria do clube, encabeçada por Josep Maria Bartomeu, revelou que o valor total da compra do jogador brasileiro foi de 86,2 milhões, pagos em diversas operações assinadas em paralelo.

Em 24 de fevereiro, o Barcelona anunciou o pagamento de 13,5 milhões de euros à Receita espanhola, uma "regularização voluntária" com o objetivo de dar "cobertura às eventuais interpretações que se podem dar a todos os contratos assinados na contratação de Neymar, apesar de estarmos convencidos do comprimento de todas as obrigações fiscais".

"Sempre cumprimos com nossos compromissos fiscais, nossa dívida com a fazenda é zero. O Barça não deve nada", garantiu neste dia Bartomeu.

Acompanhe tudo sobre:AtletasBarcelona (Espanha)CelebridadesEspanhaEsportesEuropaFutebolFutebol europeuJogadores de futebolMadriNeymarPiigs

Mais de Casual

Quanto custa viajar para as Ilhas Malvinas?

São Paulo volta a receber um torneio WTA de tênis feminino

Os 13 melhores restaurantes do Rio de Janeiro segundo ranking EXAME Casual 2025

Lady Gaga se hospeda em um dos melhores hotéis do Brasil; descubra o preço da diária