Casual

Fórmula 1: saiba em quais cenários Verstappen pode se tonar campeão

Holandês tem 116 pontos de vantagem em relação ao vice-líder da temporada, Charles Leclerc, da Ferrari

Verstappen: piloto que iniciou a temporada de maneira turbulenta e com problemas em sua Red Bull, tem 116 pontos a mais do que Leclerc. (Kamran Jebreili/Reuters)

Verstappen: piloto que iniciou a temporada de maneira turbulenta e com problemas em sua Red Bull, tem 116 pontos a mais do que Leclerc. (Kamran Jebreili/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 1 de outubro de 2022 às 11h14.

Max Verstappen pode garantir, já neste fim de semana, o bicampeonato da Fórmula 1 com ao menos cinco corridas de antecedência. Com 335 pontos e 11 vitórias nas 16 provas do ano, o holandês chega ao circuito de Marina Bay, em Singapura, com larga vantagem matemática em relação ao vice-líder da temporada, Charles Leclerc, da Ferrari. Os treinos classificatórios começam às 10 horas (de Brasília), deste sábado. O GP, no domingo, será às 9 horas, com transmissão da Band.

Verstappen, que iniciou a temporada de maneira turbulenta e com problemas em sua Red Bull, tem 116 pontos a mais do que Leclerc, que soma 219 pontos. Sergio Pérez (Red Bull) é o terceiro, com 210.

Pensando em mudar de carreira? Invista na sua carreira com o maior portal de negócios. Assine a EXAME.

Em seis corridas, o piloto que vence e faz a volta mais rápida em todas elas garante 156 pontos. Depois de Singapura, o número no máximo de pontos que poderá ser conquistado é 138 (cinco corridas, cinco voltas mais rápidas e um sprint).

O holandês da Red Bull consegue, já em Singapura, ampliar os atuais 116 pontos de vantagem para mais de 140, já que o vencedor de um GP fatura 25 pontos (26 em caso de melhor volta).

A primeira corrida noturna da F-1, no calendário desde 2008, é famosa por ser o maior desafio físico do campeonato. Isso tem a ver com a mistura entre o calor e a umidade do ar muito alta com uma corrida que sempre chega próxima do limite de 2h devido ao tempo de volta relativamente alto.

Veja cenários em que Verstappen é campeão

Ganhando a corrida e fazendo a melhor volta:

Neste caso, o holandês vai a 361 pontos e levanta o troféu se Leclerc ficar de 8° lugar para baixo (somando, no máximo, 223 pontos) e Pérez ficar de 4° lugar para baixo (somando, no máximo, 222 pontos). Depois disso, mesmo com abandono de Verstappen (e vitória do monegasco ou do mexicano) em todas as corridas restantes, o astro da Red Bull faturaria o título pelo número de vitórias. Os rivais diretos tem respectivamente três e uma vitórias na temporada.

Ganhando a corrida e sem fazer a melhor volta:

Neste caso, o atual campeão da alcança 360 pontos e fica com o bicampeonato se Leclerc chegar de 9° lugar para baixo (mesmo com o monegasco fazendo a volta mais rápida) e Pérez não ir ao pódio ou ficar no máximo na 4ª posição com a volta mais rápida.

Sem ganhar a corrida:

Independentemente dos outros resultados, a decisão fica para a corrida do Japão, marcada para o próximo domingo.

Acompanhe tudo sobre:Fórmula 1

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores