Casual

Fórmula 1: Sainz completa fim de semana dos sonhos e vence o primeiro GP da carreira em Silverstone

Piloto espanhol, que também tinha conquistado a pole position pela primeira vez na Grã-Bretanha, triunfa na corrida. Erro de estratégia da Ferrari prejudica Charles Leclerc

Carlos Sainz: espanhol conquista primeira pole position da carreira (ATPImages / Colaborador/Getty Images)

Carlos Sainz: espanhol conquista primeira pole position da carreira (ATPImages / Colaborador/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 3 de julho de 2022 às 15h43.

Carlos Sainz jamais irá esquecer o fim de semana do GP de Silverstone. Após conquistar a sua primeira pole position da carreira, o piloto espanhol agora comemora a sua primeira vitória na Fórmula 1. E no que pode ser considerada a melhor corrida da temporada até aqui. Teve de tudo na Grã-Bretanha: problemas com Max Verstappen, erro de estratégia da Ferrari, uma batalha incrível no fim e pódio em casa para Lewis Hamilton.

O pódio foi completo pelo mexicano Sergio Perez, da Red Bull, além de Lewis Hamilton, da Mercedes. No campeonato, o líder segue sendo Max Verstappen, que terminou a corrida em 7º lugar. Principal concorrente do holandês ao título, o monegasco Charles Leclerc ficou na quarta colocação. A corrida também marcou os primeiros pontos do alemão Mick Schumacher na carreira, ficando em oitavo lugar.

Desde Fernando Alonso, também com a Ferrari em 2014, um piloto espanhol não vencia uma corrida na Fórmula 1.

O GP de Silverstone pode ser considerado o melhor da temporada devido a sua imprevisibilidade. Por bons e preocupantes motivos. O primeiro deles devido ao grave acidente que envolveu cinco pilotos logo na primeira curva. George Russell, da Mercedes, Alex Albon, da Williams, Esteban Ocon, da Alpine, e Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri, foram envolvidos em menor escala. Mas quem teve maior impacto foi o chinês Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, que capotou e foi levado ao hospital. Ele passa bem.

A bandeira vermelha foi sinalizada pela direção de prova, o que acabou sendo o primeiro dos problemas de Max Verstappen. Na largada inicial, ultrapassou o então líder Carlos Sainz antes da primeira curva. Mas o acidente fez os pilotos retornaram às posições iniciais do grid. Na relargada, não conseguiu superar o piloto espanhol.

Verstappen ainda teria outros problemas. Na volta 23, assumiu a ponta, mas viu um detrito na pista afetar o seu pneu dianteiro e acabou sendo ultrapassado por Sainz e Leclerc. No retorno dos boxes, reclamou do assoalho e de perda de rendimento, comprovado na pista. O holandês encerrou em 7º lugar, mas por diversas vezes o piloto arriscou não completar entre os dez primeiros.

Então, virou um monólogo da Ferrari assistido de perto por Lewis Hamilton, que chegou a assumir a liderança em meio as paradas da scuderia italiana e voltou a liderar um GP desde Abu Dhabi, em 2021. Mas, a corrida foi decidida em um erro de estratégia da Ferrari. Quando Esteban Ocon teve problemas no motor e forçou a entrada do safety car, Leclerc não foi para os boxes.

Sainz, sim. Assim como Pérez e Hamilton. Todos colocaram pneus macios, enquanto o monegasco seguiu com duros gastos. Faltando 12 voltas para o fim, não conseguiu manter a sua posição e ficou fora do pódio. Pra não dizer que o fim de semana foi ruim para a Ferrari, a vitória de Carlos Sainz faz os italianos e espanhóis sorrirem.

Acompanhe tudo sobre:Fórmula 1

Mais de Casual

Quanto custa viajar para as Ilhas Malvinas?

São Paulo volta a receber um torneio WTA de tênis feminino

Os 13 melhores restaurantes do Rio de Janeiro segundo ranking EXAME Casual 2025

Lady Gaga se hospeda em um dos melhores hotéis do Brasil; descubra o preço da diária