Casual

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação

Segundo Guilherme Borges, do Climatempo, vêm aí dias mais amenos e confortáveis do que os do verão escaldante anterior

Em São Conrado, há um mês, foi inaugurado o Musa, quiosque da influenciadora Rachel Apollônio, com bebidas que levam até colágeno (@bethaarquitetura)

Em São Conrado, há um mês, foi inaugurado o Musa, quiosque da influenciadora Rachel Apollônio, com bebidas que levam até colágeno (@bethaarquitetura)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 21 de dezembro de 2024 às 17h12.

Última atualização em 21 de dezembro de 2024 às 17h13.

Quem trabalhou o ano todo e esperou o recesso para ir à praia ou à piscina pode até encarar o primeiro dia de verão, hoje, com previsão chuva, como uma provocativa gota d’água. As primeiras horas da estação conhecida pelo intenso calor, no entanto, também trazem boas-novas: o período não tirará o título de “mais quente da história” do dezembro de 2023. Segundo Guilherme Borges, do Climatempo, vêm aí dias mais amenos e confortáveis do que os do verão escaldante anterior.

— Alguns fatores moldam o clima dos continentes, como a temperatura dos oceanos, por exemplo. Estamos vendo um cenário de temperaturas do Pacífico neutras e com viés mais frio. Isso impacta na distribuição de chuvas no Brasil. Por isso, no verão, devemos ter passagens frequentes dessas chuvas — explica o especialista.

A despedida da primavera foi uma prévia do que vem por aí: os termômetros ficaram ontem perto dos 39ºC e a forte chuva, apesar de rápida, deixou ruas alagadas e derrubou árvores na cidade. A véspera de Natal deve ser prenúncio do clima nas semanas seguintes:

— No dia 24, a previsão é de chuvas isoladas porque tem frente fria se deslocando pela faixa do Sudeste, mas na quarta-feira deve abrir um sol bacana para as pessoas aproveitarem bem o feriado.

No parque e na praia

Em alguns points do Rio, mesmo com o tempo nublado e abafado, os frequentadores terão a chance de se refrescar. Uma das grandes novidades da Zona Oeste da cidade, a Escada das Águas do Parque Oeste, em Inhoaíba, conquista famílias e amigos do bairro e de adjacências. A estudante de fisioterapia e modelo da agência 40 Graus Fernanda Rodrigues, que mora no Recreio e tem parentes em Campo Grande, é uma delas:

— Eu passava aqui na frente uns anos atrás, vi tudo sendo construído e não imaginava que ficaria assim. Gostei muito da proposta. Tenho uma prima que com certeza vai trazer a filha. Ficou lindo!

Já na Zona Sul, só dá ela: a Prainha da Glória. Favorita de quem mora na região, suas águas clarinhas conquistaram até os influenciadores que põem na web quais são os fervos da vez.

— Eu já vi cristalina a água da Prainha da Glória! Fica mais vazia. Nos fins de semana, a gente encontra espaços em que podemos ficar sem aperto na areia... Até a parte em que há um gramado é legal. Tem uns quiosques legais de parar para tomar uma cervejinha — diz o gaúcho Dig Verardi, do perfil @malhassaum no Instagram, de 28 anos, que também é fã do Bar do Molejão e do Capiberibe, no Morro do Pinto. — Esses são os “rolex” que eu indico e gosto de fazer.

Das boas festas à folia

Influenciadora com 1,3 milhão de seguidores no Instagram, Valentina Bandeira, atriz de novelas e da série “Tô nessa” (TV Globo), protagonizada por Regina Casé, passou 2024 se dividindo entre Rio e São Paulo. Foi um período interessante para comparar o que a Cidade Maravilhosa tem de melhor:

— No Rio, a gente é muito bom de after (programa pós-eventos) — diz a artista, de 30 anos, que elege o Bar do Momo, na Tijuca.

Passadas as festas de fim de ano, ela já começa a contagem regressiva para ao carnaval, data preferida de seu calendário.

— Não tem nada igual ao carnaval. Eu acho que qualquer brasileiro deveria responder isso porque é a festa mais representativa da nossa cultura, pelo jeito como as coisas acontecem, a magia com que tudo se desenrola. A gente pula de galho em galho, fica íntimo das ruas, das músicas, declama com seus amigos. Sou aquariana carnavalesca — declara-se a atriz.

Para aguentar a maratona de festas, do Natal ao carnaval, alguns pontos de parada já se instalaram na orla para abastecer também quem curte exercícios do verão: quiosques que incluem suplementos e ingredientes de musas fitness no cardápio e refeições que dão energia para encarar o pique de quem curte corridas ou academia. A influenciadora de gastronomia Victoria Dourado, que é adepta da musculação, foi ao quiosque Musa, em São Conrado, e avaliou as opções:

— O smoothie de manga é uma delícia, e é interessante essa tendência de adicionar proteínas ao cardápio. Gostei dessa moda!

Confira mais dicas para o verão:

Bares

Inaugurado ontem, o Brisa Bar, do grupo Pavilhão, promete ser o próximo fervo do circuito Glória-Catete. O pé limpo, com Bruna Felizardo (ex Labuta) como chef, terá chope, petiscos e comida de vitrine de quarta a domingo, na Rua Artur Bernardes 24, no Catete.

Bar do Molejão

Os agitos aglomeram uma multidão no Morro do Pinto (Rua Carlos Gomes 74), para ouvir de jazz a samba ou curtir ao som de DJs, a depender do dia da semana.

Manga Bar

Pertinho da quadra da Mangueira (Rua Visconde de Niterói 1.170), o bar verde e rosa tem roda de samba e decoração inspirada na escola. Os fins de semana são uma festa.

Dicas de 'influencers'

Valen Bandeira, a atriz e influenciadora conhecida por celebrar o Rio na internet, tem seu bar favorito. Ele fica na Zona Norte. “Meu bar do coração é o Bar do Momo, na Tijuca (Rua General Espírito Santo Cardoso, 50A). A rua é fresquinha e bastante arborizada”.

Dig Verardi, gaúcho que faz brincadeiras com o sotaque carioca no perfil @malhassaum, elege uma rua que vai ser fervo: “A Morais e Vale, entre a Glória e a Lapa”.

Sua dupla na carreira de influencerque brinca com o Rio, a curitibana Fe Fuchs é fã do bairro de Roberto Carlos: “Gosto de pegar praia na Praia Vermelha e de ver o pôr do sol na Mureta da Urca”.

Moda leve e fresquinha

A tendência de penteado que faz a cabeça de nove entre dez influenciadoras é uma aliada da mulher comum. O cabelo puxado para atrás, repartido ao meio ou não, e o coque alto ou baixo, a gosto da freguesa, deixa o pescoço e os ombros livres para o ventinho bater e refrescar.

Vem lenço

O lenço acetinado que em estações mais frias cobriu o pescoço, agora aparece nos TQCs — o antigo tomara que caia. A versão reta no colo e pontiaguda na ponta inferior, sobretudo com estampa colorida, vai ser a mais badalada nas vitrines e nas festas cariocas.

De ladinho

Antes penteadas para cima, as sobrancelhas vão ser direcionadas para os lados das laterais do rosto, como mostra a foto abaixo. A tendência dá uma impressão de algo esvoaçante. A ideia é fugir dos procedimentos estéticos de coloração que deixam os fios muito pesados.

Comportamento

A prática de corrida se popularizou e se desdobrou em algumas variações. A preferida dos atletas que curtem socializar é correr em grupo. O fenômeno é tamanho que tem até expressão própria: crew, em geral com o Aterro do Flamengo como cenário preferido.

Taça com haste na areia

Levar o próprio gim e suas variantes numa térmica e, na praia, degustar a bebida numa taça com haste — para que possa ser fincada na areia —, é a nova onda no Leme e em Ipanema. Geladinho e estiloso.

Stand-up

Madrugar para fazer stand-up atraiu a atenção de turistas no inverno e, no verão, deve conquistar os cariocas. Vale a pena comparar preços.

Novidades na Barra

Os moradores da Barra desfrutam de mais comodidade à beira-mar. Da areia, podem pedir delivery de seus bares favoritos na Olegário Maciel. O entregador leva o prato quentinho. Um dos que oferecem o serviço é o Praticitá (Avenida Olegário Maciel 120).

Para mexer o corpo e não perder muito tempo, uma turma tem recorrido às pedaladas, em clima de boate, que duram menos de 50 minutos, na Velocity&Kore, no Rio Design Barra.

O restaurante, que tem também quiosque no Leblon, chegou à Avenida do Pepê 780. A proposta é a de listening bar.

Praiou

Bingo, aniversários, banho de sol, roda de samba... A Praia da Glória virou cenário de todo tipo de evento para a juventude que mora no bairro, no Catete, em Laranjeiras e adjacências. Como efeito do vaivém, empreendedores abriram novos bares na Praça do Russel.

Arubinha

Para quem pode dar uma escapada até a Região dos Lagos, a praia em Arraial do Cabo oferece um visual paradisíaco, com areias claras e águas de azul cristalino.

Sossego

A praia de Niterói recebeu o selo Bandeira Azul pela quarta vez. Recentemente, houve enriquecimento ambiental, além da instalação de duchas, banheiro e lava-pés.

Refresco

O Parque Estadual do Grajaú, bem fresquinho, atrai praticantes de boulder, uma modalidade de escalada sem corda. “As pessoas se posicionam embaixo, dão a segurança ao escalador e direcionam a queda”, diz Gabriel Bria, fundador do Boulder Grajaú.

Inhoaíba

Com 88 degraus e 74 esguichos de água, a Escada das Águas do Parque Oeste, em Inhoaíba, encanta crianças, adolescentes e adultos. Para evitar contaminação, o líquido, reutilizado, é filtrado.

Instalação que será inaugurada neste verão, a Água Viva do Circo Voador funciona como uma argola da qual sai água para refrescar o público.

Pré-carná

Os ensaios a céu aberto da Unidos da Tijuca na Zona Portuária têm encantado o público. O samba que embala é “Logun-Edé – Santo Menino Que Velho Respeita”, que tem Anitta como uma das compositoras. No desfile, é a amiga Lexa que brilha, grávida, como rainha de bateria.

Baródromo

No bar do Maracanã, os frequentadores podem aprender e eleger as suas letras favoritas nas rodas de samba-enredo: hoje, às 19h30, é dia.

Armazém Senado

Fervo do último verão, a rua do Centro se reinventa, explorando a música de carnaval. Tem mais samba hoje, às 13h.

Comer, comer

A febre das academias invadiu os cardápios da orla. Em São Conrado, há um mês, foi inaugurado o Musa, quiosque da influenciadora Rachel Apollônio, com bebidas que levam até colágeno.

Em Copacabana, o Força e Saúde e uma grande rede de academias têm um quiosque com opções como sticks de legumes (cenoura, pepino, aipo e tomate-cereja, a R$ 22,90) e bowl de chips (batata-doce, mandioca e banana-da-terra, a R$ 24,90).

Asiático descolado

Com iguarias bonitas de se ver (e de fotografar) e um clima de japonês na calçada, o Katz-su (Rua Von Martius 325, Jardim Botânico), conquistou millennials e a geração Z.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroModa verãoBares

Mais de Casual

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega

Camarão perfeito: dicas de chefs para acertar no preparo

Adidas lança versão impressa em 3D de modelo consagrado