Casual

Hamilton fica perto de igualar recorde de vitórias de Schumacher na F-1

Piloto inglês da Mercedes garantiu a pole position do GP da Rússia neste sábado; marca de 91 vitórias do alemão na Fórmula 1 já dura 14 anos

Lewis Hamilton: oito vezes campeão e recordista (Francois Lenoir/Reuters)

Lewis Hamilton: oito vezes campeão e recordista (Francois Lenoir/Reuters)

MS

Marcelo Sakate

Publicado em 26 de setembro de 2020 às 12h23.

Última atualização em 26 de setembro de 2020 às 14h21.

O inglês Lewis Hamilton pode igualar neste domingo, 27, um dos recordes mais antigos da Fórmula 1: as 91 vitórias de Michael Schumacher. Hamilton, da Mercedes, ficou mais perto da marca ao conquistar neste sábado a pole position no Grande Prêmio da Rússia. Isso significa, portanto, que vai largar da primeira posição na prova.

A segunda posição no grid de largada ficou com o holandês Max Verstappen, da Red Bull.

O recorde de Schumacher já dura 14 anos. O alemão venceu pela 91ª e última vez no Grande Prêmio (GP) da China, coincidentemente nesta mesma época do ano, em 1º de outubro de 2006. Foi o seu GP de número 248. Naquele momento, ele estava com 37 anos e nove meses de idade.

Hamilton, se vencer neste domingo, vai chegar à marca com um número superior de GPs: 260. Mas terá uma idade mais baixa: 35 anos e nove meses, o que significa que terá tempo para quebrar e ampliar o recorde.

O piloto inglês pode igualar neste ano o maior de todos os recordes de Schumacher na categoria mais importante do automobilismo mundial: os sete títulos mundiais. A oito provas do fim da temporada, Hamilton lidera o Mundial com 190 pontos, 55 a mais do que o seu companheiro de equipe na Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas. Hamilton foi campeão em 2008, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019.

Outro recorde histórico já pertence ao inglês desde setembro de 2017: o de pole positions. Na ocasião, ele superou as 68 poles de Schumacher no GP da Itália, em Monza. Com o feito neste sábado na Rússia, ele chegou a 96 poles na carreira. O terceiro é o brasileiro Ayrton Senna, com 65.

Schumacher continua em estado praticamente vegetativo depois de sofrer grave acidente de esqui no fim de 2013.

Acompanhe tudo sobre:Fórmula 1

Mais de Casual

Os melhores vinhos brancos brasileiros, segundo guia internacional, para você provar no Carnaval

Seleção global dos melhores vinhos do mundo conta com destaque de um brasileiro

Dia Mundial do Pistache: 22 restaurantes em São Paulo para provar pratos com pistache

10 frases que você precisa aprender antes de ir para a Argentina