Casual

Jogador suíço de futebol é expulso após tuíte racista

O futebolista de 23 anos é o segundo atleta a ser eliminado dos Jogos de Londres por conta de um tuíte racista

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2012 às 17h07.

Londres - O jogador de futebol suíço Michel Morganella foi expulso da Olimpíada de Londres nesta segunda-feira por enviar uma mensagem que a delegação suíça considerou "gravemente insultante e que violou" a dignidade da Coreia do Sul depois da derrota de seu time para os sul-coreanos por 2 x 1 no dia anterior.

"Como membro da missão olímpica suíça, ele discriminou, insultou e violou gravemente a dignidade da seleção de futebol da Coreia do Sul e de seu povo", disse o chefe da delegação, Gian Gilli, aos repórteres.

O futebolista de 23 anos é o segundo atleta a ser eliminado por conta de um tuíte racista.

A saltadora tripla grega Paraskevi Papachristou foi descartada de sua delegação na semana passada, dois dias antes do início dos Jogos.

Na mensagem da manhã de segunda-feira, com algumas sílabas misturadas, Morganella disse: "Eu soco vocês, sul-coreanos, vão arder..." O resto da mensagem foi considerado suficientemente ofensivo pela delegação suíça para mandar Morganella de volta para casa.

Gilli, que só leu um comunicado em alemão e não respondeu perguntas, disse que os comentários de Morganella foram uma violação direta dos códigos de ética do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da deleção suíça.


"Como consequência de seu comportamento, e depois de conferenciar com a Associação Suíça de Futebol, Michel Morganella terá sua credencial olímpica e qualquer futura participação na Olimpíada revogadas imediatamente." "A seleção suíça irá agora se concentrar inteiramente na próxima partida. Desejo paz interior e serenidade ao time", disse Gilli.

O próprio jogador disse que aceitou a sanção e se desculpou.

"Cometi um grande erro depois do resultado decepcionante. Quero pedir desculpas ao povo da Coreia do Sul e sua seleção, mas também à deleção suíça e ao futebol suíço em geral. Obviamente, aceito as consequências de minhas ações".

A Suíça, terceira no Grupo B, enfrenta o Méxino no dia 1o de agosto, que é também o dia da independência do país.

Os Jogos de Londres são a primeira Olimpíada na qual o uso de mídias sociais é amplamente disseminado, e o COI exortou os atletas a tuitar mas sempre respeitando o código de ética dos Jogos, que todas as delegações e todos os atletas assinaram.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEsportesEsportistasInternetOlimpíada de Londres 2012OlimpíadasRedes sociaisTwitter

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores