Casual

Johnnie Walker vai lançar uísque em garrafa de papel em 2021

Johnnie Walker, da Diageo, quer eliminar plástico de suas garrafas e lança no começo de 2021 nova embalagem de papel 100% reciclável

Nova embalagem da Johnnie Walker: uísque em garrafa de papel (DIageo/Divulgação)

Nova embalagem da Johnnie Walker: uísque em garrafa de papel (DIageo/Divulgação)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 13 de julho de 2020 às 09h50.

Última atualização em 14 de julho de 2020 às 10h07.

Para 2021, a Diageo, responsável pelo uísque escocês Johnnie Walker, promete um lançamento inusitado: uma garrafa de uísque de papel e livre de plástico.

Criada em parceria com a Pilot Lite, a embalagem feita de polpa de madeira será totalmente reciclável. Para a empreitada, Diageo e Pilot Lite criaram uma nova companhia, a Pulpex Ltd, responsável pelo conceito, desenvolvimento e fabricação da nova garrafa.

A novidade deverá estar nas prateleiras no começo de 2021.

"Estamos orgulhosos de termos criado essa embalagem inédita. Estamos constantemente buscando nos superar, e essa embalagem sustentável tem o potencial de ser um grande marco. Há muito sentido em estreá-la com a Johnnie Walker, uma marca que sempre abriu caminhos para a inovação em seus 200 anos de vida", disse em comunicado Ewan Andrew, diretor de sustentabilidade da Diageo.

A Pulpex Ltd não fabricará embalagens apenas para o uísque Johnnie Walker, mas também para companhias como Unilever e PepsiCo.

O uísque Johnnie Walker é, atualmente, o quinto uísque mais vendido do mundo, segundo o relatório 2020 Brand Champions, com 165 milhões de litros comercializados em 2020.

A iniciativa pode desagradar consumidores mais puristas, que não acreditam que possa haver outra maneira de beber uísque premium que não em uma bela garrafa de vidro, mas a marca espera mostrar que não há nada de errado em comprar uísque em uma embalagem de papel, desde que isso seja a favor do planeta.

Atualmente, do total de materiais das embalagens produzidas pela Diageo, apenas 5% é plástico - vindo das roscas, tampas e rótulos das bebidas -, mas a empresa pretende diminuir esse número de qualquer maneira.

As exportações de uísque escocês cresceram 2,4% em volume em 2019, chegando a 1,31 bilhão de garrafas de 700mL, segundo a Scotch Whisky Association. Mas as exportações para os Estados Unidos caíram 7% no período.

A Johnnie Walker lidera o segmento de uísque escocês, mas vendeu 2.8% menos em 2019 que em 2018. Atrás dela vêm duas marcas da Pernod Ricard, Ballantine's e Chivas Regal. Ballantine's vendeu 69,3 milhões de litros em 2019 (4,6% mais que em 2018), enquanto Chivas vendeu 39,6 milhões de litros (menos 1,1% que em 2018).

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeJohnnie WalkerEmbalagensDiageoUísque

Mais de Casual

Do casual a performance: 9 lançamentos de tênis em setembro

LVMH afirma que Giorgio Armani foi um 'exemplo de máxima elegância'

Os melhores bares do Brasil comandados por duplas de sucesso, segundo ranking EXAME Casual 2025

Giorgio Armani morre aos 91 anos