Casual

Menina de 9 anos pode ser a mais jovem ganhadora do Oscar

Ela já desbancou 4 mil candidatas para protagonizar "Indomável Sonhadora" e agora concorre ao Oscar de melhor atriz por sua atuação no filme


	A atriz Quvenzhane Wallis: Quvenzhane é a mais jovem atriz a concorrer ao prêmio de melhor atriz no Oscar
 (Robyn Beck/AFP)

A atriz Quvenzhane Wallis: Quvenzhane é a mais jovem atriz a concorrer ao prêmio de melhor atriz no Oscar (Robyn Beck/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2013 às 12h28.

Los Angeles - Ela conseguiu o papel mentindo sobre sua idade: Quvenzhane Wallis tinha 5 anos, mas a produção do filme "Indomável Sonhadora" só estava fazendo testes com meninas com pelo menos 6.

Sem desconfiarem, deixaram que ela fizesse o teste e ficaram impressionados com sua atuação, o que lhe valeu o papel de protagonista dessa produção independente de baixo custo.

Ela simplesmente desbancou outras 4.000 candidatas.

No próximo domingo, 24 de fevereiro, quando acontece a 85ª edição do Oscar, Quvenzhane Wallis pode se tornar a mais jovem ganhadora do prêmio de melhor atriz concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfocas, o troféu mais ambicionado do cinema.

"Estava muito claro... não se encontra meninas de 6 anos que tenham esse talento", disse o diretor do filme, Benh Zeitlin. "Ela tinha esse carisma natural, concentração, força, sabedoria e moralidade", explicou.

"Vindo de um corpo tão pequeno e de uma cabeça tão jovem, é quase fora do normal de uma maneira que vai diretamente ao seu coração... é a perspectiva dela dá o tom de verdade ao filme", disse ainda.

Esse carisma ficou óbvio ao se ver Wallis dando entrevistas para promover o filme durante estes últimos meses, mesmo antes de ser alçada à fama com a indicação ao Oscar em janeiro.


"Ainda estava dormindo no meu quarto", contou Wallis ao famoso apresentador Jay Leno, ao ser perguntada sobre como ficou sabendo que tinha sido indicada junto a nomes de peso como Jessica Chastain, Jennifer Lawrence, Naomi Watts e Emmanuelle Riva, francesa de 85 anos que é a mais velha atriz a concorrer ao prêmio.

"Ainda que não tenha demonstrado, estava dando cambalhotas e coisas do tipo por dentro", afirmou a jovem atriz ao apresentador, a quem repreendeu, graciosamente, por fazer a ela uma pergunta mais apropriada ao diretor.

No filme, Wallis dá vida a Hushpuppy, uma menina que vive nos pântanos de Louisiana com seu pai irascível e doente, Wink, em uma comunidade ameaçada pelas inundações provocadas pelo derretimento das calotas polares.

"Indomável Sonhadora" ganhou o prestigioso Caméra D'Or no último Festival de Cannes, na França, e o Prêmio do Júri de melhor drama no Festival de Sundance.

Além disso, a locação da filmagem fica perto da casa de Wallis: a atriz, cujo nome se pronuncia Qua-ven-zhah-nay, nasceu em Houma, no estado da Louisiana, em 28 de agosto de 2003. O "zhane" no final de seu nome significa "nada" em swahili.

"Indomável Sonhadora" é o primeiro trabalho da menina como atriz, e ela só conseguiu o papel por ter ignorado as regras do teste de elenco. Uma decisão que muito bem poderia ter sido tomada pela personagem que iria interpretar.

"Era para meninas entre 6 e 9 anos de idade e meu pai me disse que eu não podia ir porque só tinha 5. Mas finalmente fomos e agimos como se não tivéssemos nada a esconder", lembra a menina.


"A personagem de Hushpuppy faz o que dá na telha e não tem medo de nada e foi isso o que fiz no teste", disse Willis.

Quvenzhane é a mais jovem atriz a concorrer ao prêmio de melhor atriz no Oscar. A segunda mais jovem, Keisha Castle-Hughes, tinha 13 anos quando foi indicada, em 2003, pelo filme "A Encantadora de Baleias". A terceira, Jennifer Lawrence, no páreo novamente este ano, concorreu a uma estatueta aos 20 anos pelo filme "Inverno da Alma", em 2010.

Por enquanto, a mais jovem ganhadora da história do Oscar de melhor atriz é Marlee Matlin, que aos 21 anos levou o prêmio por "Filhos do Silêncio", em 1986.

A pessoa mais jovem a ganhar o prêmio em qualquer categoria foi Tatum O'Neal, que tinha apenas 10 anos quando conquistou a estatueta de melhor atriz coadjuvante em 1973.

Wallis já está fazendo seu terceiro filme, "Twelve Years a Slave", com Brad Pitt, Benedict Cumberbatch e Michael Fassbender, e que tem estreia prevista para setembro. Além disso, atuou em "Boneshaker", curta-metragem sobre uma família africana perdida nos Estados Unidos.

Ganhando ou não o Oscar - as mais cotadas para a estatueta são Chastain e Lawrence -, a jovem atriz já é um novo talento a se levar em conta e observar de perto nos próximos anos.

Acompanhe tudo sobre:ArteAtores e atrizesCinemaEntretenimentoFilmesOscar

Mais de Casual

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores

Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028

Entre o luxo e o legado: as primeiras novidades do ano em relojoaria da LVMH