Casual

Morre, aos 94 anos, o ator francês Michel Piccoli

Artista, que fez papéis inesquecíveis em filmes como A Bela da Tarde, faleceu no dia 12 de maio por consequências de um AVC

Piccoli: Papel mais recente do ator foi como o papa em Crise de "Habemus Papam", do italiano Nanni Moretti (Brill/ullstein bild/Getty Images)

Piccoli: Papel mais recente do ator foi como o papa em Crise de "Habemus Papam", do italiano Nanni Moretti (Brill/ullstein bild/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de maio de 2020 às 14h05.

Foi-se Michel Piccoli, aos 94 anos. Ator gigante do cinema francês e mundial, fez papéis inesquecíveis em filmes de Jean-Luc Godard ("O Desprezo"), Luis Buñuel ("A Bela da Tarde"), Manoel de Oliveira ("Vou para Casa") e Nanni Moretti ("Habemus Papam").

O cinéfilo vai lembrar dele como o marido de Brigitte Bardot em "O Desprezo", considerado senão o melhor pelo menos o mais belo dos filmes de Godard. Ou o perverso amigo de Catherine Deneuve em "A Bela da Tarde". Ou, já idoso, como o comovente personagem desenhado por Manoel de Oliveira em "Vou para Casa". E, mais recentemente, como o papa em Crise de "Habemus Papam", do italiano Nanni Moretti.

Nunca foi um galã, mas defendia-se com seu talento. Minimalista e exata, sua interpretação torna-se marcante pela concisão de gestos, expressões e voz. Foi desses atores que, pela força da personalidade, tornam-se coautores das obras das quais participam.

Segundo o jornal francês "Libération", a notícia da morte foi dada por Gilles Jacob, ex-presidente do Festival de Cannes e amigo do ator: "Michel Piccoli faleceu no dia 12 de maio, nos braços de sua mulher Ludvine e seus filhos Inord e Missia, de consequências de um acidente vascular cerebral".

Acompanhe tudo sobre:CinemaEntretenimentoMortes

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores