Casual

Morre Ben E. King, cantor do clássico "Stand by me"

King, que morava em Nova Jersey, faleceu de causas naturais na quinta-feira


	King: "Stand by me" foi a quarta canção mais tocada no rádio e na televisão dos Estados Unidos no século XX
 (Theo Wargo/Getty Images)

King: "Stand by me" foi a quarta canção mais tocada no rádio e na televisão dos Estados Unidos no século XX (Theo Wargo/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2015 às 14h24.

Ben E. King, o cantor de soul e autor de uma das canções mais famosas século XX, "Stand by me", morreu aos 76 anos

King, que morava em Nova Jersey, faleceu de causas naturais na quinta-feira, informou à AFP o porta-voz do artista, Phil Brown.

"Ben era uma das almas mais doces, gentis e talentosas que eu tive o privilégio de conhecer e chamar de amigo durante mais de 50 anos", escreveu no Facebook o cantor de R&B Gary U.S. Bonds, um colaborador de King.

King nasceu na Carolina do Norte, mas se mudou para Nova York ainda criança. Ele iniciou a carreira na cidade em gêneros como o doo wop e o R&B. Inicialmente escreveu "Stand by me" para um grupo, mas terminou por gravar ele mesmo a canção.

Influenciada pelo gospel espiritual tradicional e os Salmos, a canção começa com uma linha de baixo que virou um clássico e apresenta uma sucessão de acordes comuns na música popular dos anos 50.

A canção foi lançada em 1961, mas foi regravada centenas de vezes e utilizada em várias trilhas sonoras.

"Stand by me" foi a quarta canção mais tocada no rádio e na televisão dos Estados Unidos no século XX, com mais de sete milhões de execuções, segundo a empresa musical BMI.

A música foi a inspiração para o filme "Conta Comigo" ("Stand by me", 1986), um drama adolescente dirigido por Rob Reiner e que apresentou a canção para uma nova geração.

Também foi usada em vários comerciais.

A Biblioteca do Congresso incluiu este ano "Stand by me" no Registro Nacional de Gravações, na categoria "tesouros americanos".

Em seu anúncio, a Biblioteca do Congresso afirmou que "Stand by me" tem "provavelmente a linha de baixo mais conhecida da história das gravações". A linha foi composta por Mike Stoller e tocada por Lloyd Trotman.

"Mas foi a voz incandescente de King que a transformou em um clássico", disse.

King seguiu ativo até o fim da vida, com direito a algumas turnês. Ele criou a Fundação Stand By Me, com sede em sua casa de Teaneck, Nova Jersey, para apoiar a educação dos jovens.

Acompanhe tudo sobre:ArtistasCelebridadesEstados Unidos (EUA)MortesPaíses ricos

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores