Casual

Morre maestro italiano Claudio Abbado aos 80 anos

O famoso maestro italiano Claudio Abbado, que dirigiu as principais orquestras do mundo, faleceu nesta segunda

Maestro italiano Claudio Abbado: Abbado estava doente há tempos, motivo pelo qual a orquestra Mozart de Bolonha, dirigida por ele, havia suspendido concertos (AFP)

Maestro italiano Claudio Abbado: Abbado estava doente há tempos, motivo pelo qual a orquestra Mozart de Bolonha, dirigida por ele, havia suspendido concertos (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 08h26.

Roma - O famoso maestro italiano Claudio Abbado, que dirigiu as principais orquestras do mundo, faleceu nesta segunda-feira em Bolonha, no norte da Itália, aos 80 anos.

"Soube há meia hora por seu médico pessoal", declarou à AFP Attilia Giuliani, presidente da associação de fãs de Claudio Abbado, os "Abbadiani", confirmando o falecimento do maestro.

Abbado estava doente há tempos, motivo pelo qual a orquestra Mozart de Bolonha, dirigida por ele nos últimos anos, havia suspendido seus concertos há dez dias.

Em dezembro, o maestro já havia sido substituído na batuta desta orquestra devido ao seu delicado estado de saúde.

Nascido em Milão (norte), Claudio Abbado dirigiu a Scala de 1968 a 1986, antes de ser nomeado diretor da London Symphonic Orchestra e posteriormente da Ópera de Viena.

O maestro se tornou senador vitalício em agosto passado através de uma nomeação do presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, e em dezembro anunciou que renunciava ao seu salário parlamentar para dedicá-lo ao financiamento de bolsas de estudos para jovens músicos.

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoEuropaIndústria da músicaItáliaMúsicaPaíses ricosPiigs

Mais de Casual

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores

Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028

Entre o luxo e o legado: as primeiras novidades do ano em relojoaria da LVMH