Casual

Morre Pete Segeer, ícone da música folk e dos direitos civis

O cantor, pesquisador e compositor de música folk, considerado como uma das principais figuras desse gênero musical e um ativista, morreu aos 94 anos

Pete Seeger, cantor, pesquisador e compositor de música folk:  carreira de Seeger o levou do "top dez" da música no rádio aos auditórios dos festivais de folk (Lucas Jackson/Files/Reuters)

Pete Seeger, cantor, pesquisador e compositor de música folk: carreira de Seeger o levou do "top dez" da música no rádio aos auditórios dos festivais de folk (Lucas Jackson/Files/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2014 às 08h40.

Madri - O cantor, pesquisador e compositor de música folk Pete Seeger, considerado como uma das principais figuras desse gênero musical e um ativista dos direitos humanos, morreu em Nova York aos 94 anos, informaram nesta terça-feira diferentes meios da imprensa dos Estados Unidos.

A morte, ocorrida ontem no New York-Presbyterian Hospital, onde permanecia internado há uma semana, foi "por causas naturais", afirmou seu neto, Kitama Cahill Jackson, ao "New York Times".

A carreira de Seeger, para quem a música folk tinha um sentido comunitário e era um veículo de ação política, o levou do "top dez" da música no rádio aos auditórios dos festivais de folk e do seu desprezo pelo Congresso à atuação no Memorial de Lincoln no concerto inaugural em homenagem a Barack Obama.

Cantou para o movimento operário, em defesa dos direitos civis e contra a guerra do Vietnã, apoiou a luta pelo meio ambiente e protestou contra as campanhas belicistas.

Foi mentor de jovens que começavam no folk, como Bob Dylan, Don McLean e Bernice Johnson Reagon; Bruce Springsteen cantou suas canções no álbum "We Shall Overcome: The Seeger Sessions" (2006), e com Woody Guthrie fez "This Land Is Your Land".

Seu 90º aniversário foi celebrado no Madison Square Garden com um concerto no qual Springsteen o apresentou como "um arquivo vivo da música americana e de sua consciência, um testamento do poder da canção e da cultura".

Acompanhe tudo sobre:ArteArtistasCelebridadesDireitos HumanosEntretenimentoIndústria da músicaMúsica

Mais de Casual

Quanto custa viajar para Tóquio?

Emar Batalha e Giuliana Romano lançam coleção cápsula para o Dia das Mães com causa social

Os 39 melhores restaurantes de São Paulo segundo ranking EXAME Casual 2025

Com veterano da marinha, "Tempo de Guerra" revive momento trágico do conflito entre EUA e Iraque