Casual

Morre produtor e tecladista de jazz George Duke aos 67 anos

Músico, que sofria de leucemia linfocítica crônica, morreu na segunda-feira à noite em Los Angeles

George Duke: músico ficou conhecido por misturar sintetizadores e jazz fusion com outros gêneros, como rock e funk (Lefty Shivambu/Gallo Images)

George Duke: músico ficou conhecido por misturar sintetizadores e jazz fusion com outros gêneros, como rock e funk (Lefty Shivambu/Gallo Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2013 às 17h20.

Última atualização em 24 de abril de 2019 às 16h07.

Los Angeles - O premiado produtor e tecladista de jazz George Duke, mais conhecido como um dos pioneiros do jazz fusion e por suas colaborações com o músico de rock Frank Zappa, morreu aos 67 anos, disse seu agente.

Duke, que morreu na segunda-feira à noite em Los Angeles, sofria de leucemia linfocítica crônica, afirmou Mike Wilpizeski.

Conhecido por misturar sintetizadores e jazz fusion com outros gêneros, como rock e funk, ele começou sua carreira em meados dos anos 1960 depois de se juntar à banda do Half Note Jazz Club, de San Francisco, que era liderada pelo cantor Al Jarreau.

O álbum do músico que fez sucesso internacional foi "The Jean-Luc Ponty Experience with The George Duke Trio", de 1969, considerado um dos primeiros discos de jazz fusion, que combina jazz com o violino elétrico do virtuoso francês Ponty.

Os álbuns "Faces in Reflection", "The Aura Will Prevail" e "Liberated Fantasies", todos lançados na década de 1970, são considerados clássicos de jazz-funk fusion.

Durante esse tempo, Duke também colaborou em vários álbuns com Zappa como membro de sua banda Mothers of Invention, incluindo "Chunga's Revenge", "The Grand Wazoo" e "Over-Nite Sensation".

Duke, que nasceu em San Rafael, na Califórnia, teve contato com o jazz pela primeira vez aos 4 anos, quando sua mãe o levou a uma apresentação do pianista Duke Ellington. Ele começou a treinar oficialmente aos 7 anos, tendo a música de sua igreja Batista como sua primeira influência.

Seu trabalho de produção inclui jazz, R&B e música pop, incluindo gravações do trompetista Miles Davis, o cantor pop Barry Manilow, o cantor e compositor de R&B Smokey Robinson e o cantor country Lyle Lovett.

Duke também fez sucesso com um hit pop em 1981 chamado "Sweet Baby", uma colaboração com o baixista Stanley Clarke. Duke ganhou prêmios Grammy por seu trabalho de produção com a cantora de jazz Dianne Reeves, em 2000 e 2001.

O último dos 40 álbuns de Duke, "DreamWeaver", foi lançado no mês passado. Ele deixa dois filhos.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtistasCelebridadesEntretenimentoIndústria da músicaJazzMortesMúsica

Mais de Casual

Os 39 melhores restaurantes de São Paulo segundo ranking EXAME Casual 2025

Com veterano da marinha, "Tempo de Guerra" revive momento trágico do conflito entre EUA e Iraque

Primeira maison de champanhe do mundo, Ruinart lança no Brasil a sua cuvée icônica

“Os consumidores hoje buscam conexões emocionais por trás de suas compras”