Casual

Museus e teatros de SP têm programação especial durante a Copa

O Museu da Língua Portuguesa abriu, na última segunda-feira, a mostra temporária O Futebol na Ponta da Língua

copa-museu

copa-museu

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2014 às 07h42.

Os museus e teatros de São Paulo prepararam uma programação especial para os amantes do futebol durante a Copa do Mundo. Entre os meses de junho e julho, as instituições culturais do estado oferecem exposições, música e dança com essa temática.

O Museu da Língua Portuguesa abriu, na última segunda-feira, a mostra temporária O Futebol na Ponta da Língua. A exposição traz as influências do esporte no idioma, abordando o tema em três vertentes: língua, literatura e linguagem. A mostra ajuda os visitantes a reconhecer o significado de expressões como "goleiro leiteria", "jogador gaveteiro", "corta-luz", "fazer cera" e "cavalo paraguaio".

O Museu do Futebol, localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu, vai funcionar em horário expandido, das 9h às 22h, com a exposição temporária Brasil 20 Copas. A mostra resgata todas as participações do país na competição. Além disso, celebra a atual participação brasileira no Mundial.

A relação entre os santos e o futebol será o assunto do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Todo time tem um santo padroeiro e isso será tema das oficinas de futebol de botão, minipebolim e bola no gol.

No Museu Afro Brasil, a mostra O Negro no Futebol Brasileiro - A Arte e os Artistas destaca a presença de jogadores negros na história do futebol brasileiro e sua importância na construção da identidade nacional.

Na cidade de Tupã, o Museu Índia Vanuíre vai abordar a presença do futebol na cidade. A exposição relembra as figuras destacadas e valoriza a participação dos torcedores. A mostra reúne entrevistas com atletas antigos, fotografias, documentos e troféus que fazem parte do acervo do museu.

No Museu do Café, o público pode conferir a mostra de camisas de futebol, com dez peças históricas da seleção brasileira. São uniformes utilizados por jogadores profissionais em partidas de Copa do Mundo e amistosos de 1970 a 2011.

O tema da homofobia e do machismo dentro de campo e nas torcidas conduz a exposição do Museu da Diversidade Sexual, que apresenta imagens do fotógrafo Roberto Setton. Ele registrou, entre 2008 e 2012, o Futebol das Drags, evento que comemora o aniversário da Boate Blue Space com um jogo de futebol entre transformistas e funcionários.

Além dos museus, há atrações para quem aprecia dança e música. Em junho, a São Paulo Companhia de Dança apresenta dois programas: a remontagem de La Sylphide (Auguste Bournonville) e obras dos coreógrafos Jirí Kylián, Nacho Duato e William Forsythe.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo fará apresentações na Sala São Paulo. Sob o comando da regente titular Marin Alsop, a orquestra faz apresentações programadas especialmente para o período da Copa. Entre o repertório estão Candide, de Leonard Bernstein, e a 9ª Sinfonia de Beethoven.

Editor Graça Adjuto

 

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolINFO

Mais de Casual

Os melhores restaurantes de Maceió segundo ranking EXAME Casual 2025

Este iate de luxo de grife italiana será produzido apenas no Brasil

Os melhores restaurantes de Belém segundo ranking EXAME Casual 2025

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana