Casual

Músico britânico grava álbum com respostas a canções famosas

Álbum concebido por David Rotheray, ex-guitarrista da banda The Beautiful South, promete dar voz a pessoas que inspiraram canções famosas

David Rotheray e Paul Heaton: Rotheray se inspirou na peça "Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos", que acompanha o destino de dois personagens secundários de "Hamlet" (.)

David Rotheray e Paul Heaton: Rotheray se inspirou na peça "Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos", que acompanha o destino de dois personagens secundários de "Hamlet" (.)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2013 às 14h16.

Londres - Que fim levou a Jolene, de Dolly Parton? A Roxanne, do The Police? E o Daniel, de Elton John? Um álbum concebido pelo músico britânico David Rotheray, ex-guitarrista da banda The Beautiful South, promete dar voz a essas e outras pessoas que inspiraram canções famosas. O nome do trabalho é "Answer Ballads", ou "baladas das respostas".

Outras musas agraciadas no álbum são a Mrs. Jones, da canção "Me and Mrs. Jones", de Billy Paul; Maggie Mae, da homônima faixa de Rod Stewart; Marie, citada em "Memphis", de Chuck Berry, e a sra. Avery e sua filha Sylvia, homenageadas em "Sylvia's Mother", da banda Dr. Hook.

"Achei incrível que ninguém tivesse feito isso antes", disse Rotheray à Reuters, observando que canções-respostas costumavam ser casos isolados -- como "Sweet Home Alabama", do Lynyrd Skynyrd, que dialoga com "Southern Man", de Neil Young.

Rotheray disse que se inspirou na peça "Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos", de Tom Stoppard, que acompanha o destino de dois personagens secundários de "Hamlet" após o desenrolar da trama shakespeariana.

"Answer Ballads" faz o mesmo, dentro do gênero folk contemporâneo. O tom é suave, mas há alguns comentários sociais agudos.

É o caso de "Marie's Song". Na original, "Memphis, Tennessee", o roqueiro Chuck Berry fala de uma consulta à telefonista para conseguir o número de Marie, uma menina de 6 anos que na verdade é filha do narrador, fruto de um relacionamento encerrado.


Na resposta de Rotheray, cantada por Josienne Clarke, Marie já está adulta, e parece solitária e desesperançosa. Seu pai nunca apareceu.

Já o protagonista de "Daniel's Song" está velho e distante do seu irmão mais novo, o mesmo que lamentava seu embarque para a Espanha em "Daniel", de Elton John. O Daniel maduro parece arrependido de ter abandonando o irmão menor, como parte de uma agridoce rejeição do lar. Ele quer perdão, mas não sabe se vai consegui-lo.

Rotheray, que também produziu o álbum, disse que ele e seus parceiros não tiveram muita dificuldade para escrever as letras, porque "havia antecedentes reais" em cada história. Cantoras como Eliza Carthy e Bella Hardy se encarregam das interpretações.

"Answer Ballads" sairá em CD e formato digital pela gravadora Navigator Records, em 14 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoIndústria da músicaMúsicaMúsica popRock

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores