Casual

Natação teve empate, recorde e 1º ouro de atleta negra

Simone Manuel, dos Estados Unidos, foi a primeira nadadora negra a ser campeã olímpica em uma prova individual


	Empate e recorde: além de dividirem a primeira posição, as campeãs também coincidiram em fazer história na piscina
 (David Gray / Reuters)

Empate e recorde: além de dividirem a primeira posição, as campeãs também coincidiram em fazer história na piscina (David Gray / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2016 às 07h54.

Rio de Janeiro - A americana Simone Manuel quebrou o recorde olímpico dos 100 metros livre feminino e empatou na final da prova com a canadense Penny Oleksiak na primeira posição, mas o ouro tem significado especial para a representante dos Estados Unidos: Simone foi a primeira nadadora negra a ser campeã olímpica em uma prova individual.

"Significa muito porque a medalha não é só para mim, Espero que eu possa inspirar outras pessoas que venham depois de mim e se interessem pelo esporte. Quero que essa vitória traga esperanças para as pessoas", disse a americana em coletiva de imprensa.

Embora tenha comemorado o título, Simone confessou que muitos já falavam sobre a possibilidade de esse momento acontecer nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, motivo pelo qual ficou preocupada em ficar marcada como a "nadadora negra".

"Tentei tirar isso dos meus ombros. Espero que isso diversifique o esporte e que eu não fique marcada como a nadadora negra, pois parece que não sou capaz de ganhar uma medalha. Eu trabalho como todo mundo e quero vencer, como todos", comentou.

Além de dividirem a primeira posição, as campeãs também coincidiram em fazer história na piscina.

Penny Oleksiak, que já tinha uma prata e dois bronzes, se tornou a primeira atleta nascida a partir dos anos 2000 (dia 13 de junho) a conquistar uma medalha de ouro em prova individual nos Jogos Olímpicos, aos 16 anos.

Simone Manuel (EUA) abraça Penny Oleksiak (Canadá) após vencerem o ouro nos 100m livres (Richard Heathcote/Getty Images)

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Olimpíada 2016OlimpíadasCanadáEsportesNataçãoNegros

Mais de Casual

Rio de Janeiro conquista quatro prêmios no 'Oscar do Turismo'

Netflix anuncia sequência de 'Peaky Blinders' em duas novas séries

Ano do vinho branco? ProWine mostra as tendências do setor — e vê crescimento do mercado brasileiro

O esporte que inaugura três novas quadras por dia — e não é o beach tênis