Volkswagen Polo. (Divulgação/Divulgação)
Repórter de Lifestyle
Publicado em 8 de maio de 2025 às 11h25.
O Volkswagen Polo conquistou a liderança do ranking de vendas de carros no Brasil no mês de abril, superando a Fiat Strada, que ocupou a primeira posição nos últimos meses. Com 10.932 unidades vendidas, o modelo da Volkswagen desbancou a Strada, que ficou com 10.077 unidades, ocupando o segundo lugar. Os dados foram divulgados pela Fenabrave.
Modelos como o Fiat Argo e o Volkswagen T-Cross seguem fortes na disputa, ocupando a terceira e quarta posições, respectivamente. A rivalidade entre Volkswagen e Fiat continua a ser uma das mais acirradas, com ambos os fabricantes se consolidando como líderes no mercado brasileiro. O Polo, com seu design atualizado e desempenho eficiente, tem atraído especialmente os consumidores das regiões mais populosas, como o Sudeste, onde o modelo é bastante procurado.
Quando você pensa em carros populares, provavelmente as cores preta, branca ou cinza vêm à mente. E, de acordo com uma pesquisa recente, não é por acaso. Entre janeiro e março de 2025, os automóveis dessas três cores dominaram as buscas dos brasileiros no Webmotors Autoinsights, a ferramenta que acompanha o mercado automotivo nacional. O levantamento revelou que essas cores continuam sendo as mais desejadas, com os carros pretos liderando, seguidos pelos brancos e pratas.
Os modelos na cor preta, especificamente, se destacaram com 22,42% do total de buscas durante o primeiro trimestre de 2025. As cores branca e prata, respectivamente, aparecem logo em seguida, com 22,28% e 18,29% das preferências. O sucesso dessas cores não é novidade no mercado brasileiro, onde a neutralidade e a sofisticação são características que sempre agradaram os consumidores.
Além das três cores mais procuradas, o levantamento também aponta a popularidade de outras tonalidades. O cinza, por exemplo, ficou em quarto lugar com 17,60% das buscas. Enquanto isso, o azul e o vermelho seguem com 7,33% e 7,21% das preferências, respectivamente, enquanto as cores mais exóticas, como verde, marrom, bege e amarelo, apareceram em menor quantidade.
Esse comportamento reflete a preferência dos consumidores por veículos mais sóbrios e de fácil revenda, característica comum em cores clássicas e neutras. A pesquisa reforça, ainda, o contínuo desejo dos brasileiros por praticidade e versatilidade quando se trata da escolha da cor do carro, aspectos que são cada vez mais relevantes no mercado automotivo atual.