Casual

Paulo André estará fora da seleção permanente de atletismo

Grupo será renovado em maio a partir do ranking brasileiro e o ex-BBB não aparece na lista porque não tem marca

Paulo André: atleta ficou em segundo lugar no reality show  (Instagram/Reprodução)

Paulo André: atleta ficou em segundo lugar no reality show (Instagram/Reprodução)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 27 de abril de 2022 às 16h47.

Fora da casa do Big Brother Brasil, Paulo André, vice-campeão no programa da TV Globo, se declarou ao atletismo. O semifinalista olímpico confirmou que voltará às pistas, "a coisa que mais amo" terá obstáculos. De cara, PA, atleta da Marinha do Brasil, deixará a seleção brasileira permanente.

Além disso, terá pouco tempo para conseguir índice para o Mundial, nos EUA, o torneio mais importante do ano. É que a seleção será renovada após o Ibero-Americano de Mucia, de 20 a 22 de maio, na Espanha. Somente os dois primeiros do ranking brasileiro de cada prova entram na seleção.

E PA, que tinha a segunda melhor marca em 2021, não figura mais na lista da entidade porque não tem resultado em 2022. Erik Felipe Barbosa Cardoso é o atual líder do ranking brasileiro com marca de 10seg04. Rodrigo Pereira do Nascimento tem 10seg20. PA não aparece entre os 50 listados.

Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o ranking ainda será atualizado com os resultados até o dia 22, incluindo o Torneio Internacional Loterias Caixa São Paulo, que está sendo disputado nesta quarta-feira, no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Ainda de acordo com a entidade, o grupo deve mudar novamente em seis meses.

VEJA TAMBÉM

Como o BBB se tornou a maior audiência da TV brasileira em 2022

BBB 22': veja o que Arthur Aguiar vai fazer com o prêmio de R$ 1,5 milhão

"Não posso esquecer o que me levou até o BBB. Foi o atletismo. As pessoas ao meu redor já sabiam que teria esse embate com as outras coisas que eu me destaquei. Quero ainda realizar meu sonho como atleta. Ainda sou novo, e quero desfrutar tudo o que plantei lá dentro. Não seria inteligente fechar as portas para tudo o que plantei lá dentro. Vou ver o que é mais viável, mas quero motivar mais a minha carreira de atleta", disse PA, em coletiva para a imprensa após a saída do BBB.

O atleta terá pouco tempo para se garantir no Mundial de Eugene, em Oregon (EUA), de 15 a 24 de julho.

Campeão com o 4x100m no Mundial de Revezamento de Yokohama, no Japão, e no Pan-Americano de Lima, no Peru, ambos em 2019, além de semifinalista dos 100m em Tóquio no ano passado, o ex-BBB ainda não tem índice para esta competição.

O período para a obtenção da marca começou em 27 de junho de 2021 e vai até o dia 26 de junho de 2022. Ele precisa correr 10s05, índice forte e estabelecido pela World Athletics. E pode obtê-lo em qualquer competição oficial.

A última chance será no Troféu Brasil, de 23 a 26 de junho, no Rio. PA tem como melhor marca homologada 10s02, de setembro de 2018.

O atleta disse que entrou no programa para abrir portas tanto no vida pessoal como na de atleta.

"Ser atleta no Brasil é muito difícil, ainda mais no atletismo, que é um esporte com pouca visibilidade. A gente luta muito para ser reconhecido, alcançar os objetivos", comentou. "A gente tem que infelizmente buscar outros meios. Não aceitei o desafio só por isso, eu também queria uma nova experiência na vida. Mas o atletismo continua sendo a coisa que eu mais amo."

 

Acompanhe tudo sobre:AtletasBBBEsportesReality shows

Mais de Casual

Inspirado nos Alpes e em Aspen, Veuve Clicquot abre terraço de inverno em hotel de Campos do Jordão

NK Store lança NK Archive: plataforma de revenda sem taxas para peças da marca

'Steve Jobs dos vinhos' conduz degustação rara no Brasil com rótulo de 100 pontos

Fernanda Montenegro fará turnê pelo Brasil com leitura de Simone de Beauvoir e Nelson Rodrigues