Casual

Poeta e Prêmio Nobel Derek Walcott morre aos 87 anos

Walcott chamou a atenção do público em 1962 com uma coletânea de poemas chamada "In a Green Night" que celebra o Caribe

Derek Walcott: um porta-voz disse que Walcott estava doente há algum tempo e que esteve internado recentemente (Eloy Alonso/Reuters)

Derek Walcott: um porta-voz disse que Walcott estava doente há algum tempo e que esteve internado recentemente (Eloy Alonso/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 17 de março de 2017 às 19h30.

Castries  - O poeta Derek Walcott, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 1992 e ajudou a projetar as letras caribenhas em todo o mundo, morreu pacificamente em sua casa de Santa Lúcia nesta sexta-feira aos 87 anos.

Jeff Seroy, porta-voz da editora Farrar, Strauss and Giroux, disse que Walcott faleceu após as 5h locais. A causa da morte não foi revelada de imediato, mas Seroy disse que Walcott estava doente há algum tempo e que esteve internado recentemente.

Sua companheira de longa data, Sigrid Nama, estava com ele no momento de sua morte, contou Seroy.

"Minhas mais profundas condolências para a família de Derek (e) seus filhos", disse o primeiro-ministro de Santa Lúcia, Allen Chastanet, chamando o poeta, pintor e dramaturgo de "um patriota caribenho".

Ele disse que a bandeira do país será hasteada a meio mastro em homenagem a Walcott até terça-feira.

Walcott, que nasceu na ilha vulcânica em 1930, chamou a atenção do público em 1962 com uma coletânea de poemas chamada "In a Green Night" que celebra o Caribe.

Em "Omeros" (1990), um poema épico considerado sua obra mais ambiciosa e bem acabada, ele invocou vozes caribenhas por meio da mitologia grega, inspirando-se na "Ilíada" e na "Odisseia" de Homero.

Dois anos depois ele recebeu o Nobel de Literatura, e em comunicado a Academia Sueca disse: "Ele tem tanto sangue africano quanto europeu nas veias. Nele, a cultura das Índias Ocidentais encontrou seu grande poeta".

Acompanhe tudo sobre:LiteraturaPrêmio Nobel

Mais de Casual

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores

Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028

Entre o luxo e o legado: as primeiras novidades do ano em relojoaria da LVMH