Casual

Proteínas para eliminar os "pneuzinhos"

Uma dieta ortomolecular proporciona o emagrecimento saudável através da alimentação, supre a falta dos nutrientes e minerais e elimina os metais pesados


	Alguns alimentos são ricos em proteínas e não podem ficar de fora do cardápio da dieta ortomolecular, como frutos do mar, frango, carnes, ovo e derivados do leite
 (Alex Silva / Saúde)

Alguns alimentos são ricos em proteínas e não podem ficar de fora do cardápio da dieta ortomolecular, como frutos do mar, frango, carnes, ovo e derivados do leite (Alex Silva / Saúde)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2012 às 11h23.

São Paulo - Nem sempre eficazes e carregadas de dúvidas, as dietas fazem parte da rotina de mulheres atrás de uns quilinhos a menos na balança. De acordo com a médica nutróloga, Sylvana Braga, que também é fisiatra e especialista em prática ortomolecular, muitas pessoas se arriscam em dietas extremas, com isso, em vez de alcançarem o resultado pretendido acabam prejudicando a saúde. "Essa dúvida pode acabar com uma simples ação: a ingestão de proteínas".

De acordo com a médica, a dieta ortomolecular proporciona o emagrecimento saudável através da alimentação e associada à medicina ortomolecular, supre a falta dos nutrientes e minerais e elimina os metais pesados do organismo. "As proteínas são fortes aliadas dessa dieta natural e desempenham uma função muito importante na perda de peso."

A especialista explica que essa categoria representa os alimentos construtores e possuem a mesma quantidade de calorias dos carboidratos. A diferença está no metabolismo, pois os carboidratos se transformam em açúcares e ficam acumulados na gordura periférica, formando os famosos “pneuzinhos”, enquanto as proteínas não se armazenam nesta área.

"Além disso, o carboidrato eleva a glicemia e o colesterol total, principalmente o LDL (colesterol ruim), e favorece o envelhecimento celular por conta do excesso de açúcar transformado que carameliza as proteínas do sangue. Entretanto, também são fontes de energia rápida e essenciais para o organismo", conta Sylvana. "É por esse motivo que, durante o tratamento da dieta ortomolecular, deve-se consumir carboidratos pela manhã e na hora do almoço, enquanto as proteínas são indicadas para o período da tarde e à noite."


Para muitas pessoas, a grande vilã do emagrecimento é a vontade compulsiva de consumir alimentos a todo instante, e é nesse aspecto que as proteínas desempenham seu maior benefício." A saciedade é essencial para um resultado perfeito em uma dieta, pois evita a ingestão exagerada. Ao ingerir proteínas de alto peso molecular, que possuem menor poder de digestão, o organismo mantém a saciedade por mais tempo."

As proteínas possuem algumas vantagens sobre os carboidratos:

  • Reduz o apetite.
  • Aumenta a resistência do organismo a variadas doenças.
  • Melhora a retenção hídrica.
  • Evita a perda muscular na dieta.
  • Melhora a pele auxiliando a formação de colágeno e elastina.
  • Ajuda o intestino a matar bactérias e fungos.
  • Previne o envelhecimento celular.
  • Auxilia a formação dos ossos.
  • Deixa cabelo e unhas mais fortes.
  • Melhora a memória, rapidez de raciocínio, concentração e atenção.

Alguns alimentos são ricos em proteínas e não podem ficar de fora do cardápio da dieta ortomolecular, como frutos do mar, frango, carnes, atum fresco e enlatado, ovo, soja e derivados do leite.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoAlimentos funcionaisBarrigaBem-estarBoa formaDietasEmagrecimentoProteínasSaúde e boa formaTrigo

Mais de Casual

Vão Livre do Masp ganha nova vida com atividades esportivas gratuitas

Conheça os detalhes da nova fábrica de joias da Bvlgari inaugurada na Lombardia

Quanto custa viajar para Milão?

Exclusivo: em 'O Contador 2', Ben Affleck reflete sobre empatia, masculinidade e solidão