Casual

Pulseira de aço: lançamento da Panerai segue tendência da relojoaria

Versão do novo Luminor Marina, modelo de mergulho da manufatura suíça-italiana, foi apresentada no salão do grupo Richemont em Xangai

Panerai Luminor Marina (Panerai/Divulgação)

Panerai Luminor Marina (Panerai/Divulgação)

Ivan Padilla

Ivan Padilla

Publicado em 9 de setembro de 2020 às 06h24.

Última atualização em 9 de setembro de 2020 às 11h00.

Pulseiras de relógios feitas em aço são práticas e resistentes. Historicamente, eram as favoritas de mergulhadores, militares, engenheiros, exploradores. Mas só passaram a ser bem vistas com bons olhos pelo segmento de luxo a partir dos anos 1970. O novo Luminor Marina da Panerai, apresentado nesta quarta-feira 9 de setembro, faz a interseção entre esses dois universos: modelos pensados para o mergulho e do segmento da alta relojoaria.

A Panerai revigora a icônica coleção Luminor Marina, destaque da marca este ano, com um novo conceito de pulseira de metal. O material não é usual nas linhas da manufatura suíça-italiana, mais afeita ao couro e a materiais sintéticos. O design foi aperfeiçoado, assim como a funcionalidade. A nova pulseira é composta por elos que espelham a silhueta da ponte de proteção da coroa. Agora, está baseada em uma construção que reduz o número de parafusos necessários ao longo de suas laterais.

O objetivo é combinar função, design e resistência. A pulseira incorpora componentes pensados para dar mais ergonomia e ajuste. Integrada à caixa e equipada com um sistema de intercambialidade, é mais leve do que as versões anteriores, graças ao trabalho em afinar o elo. O fecho de botão duplo atualizado também apresenta recursos reinventados de geometria que minimizam suas dimensões e espessura.

O lançamento da nova versão do Luminor Marina aconteceu na feira Watches & Wonders de Xangai, que teve início nesta quarta-feira. O salão do grupo Richemont, acontece originalmente em Genebra, mas tem versões em Miami e, pelo segundo ano, na capital financeira da China. O evento de Xangai este ano vai até o dia 13 de setembro e está sendo realizado tanto presencialmente como virtualmente.

O novo relógio também vai ao encontro de uma tendência do momento. Outras manufaturas de luxo apresentaram recentemente versões com pulseira de aço. A Patek Philippe lançou uma versão feminina do Nautilus. A Bulgari trouxe em uma variação do Octo Roma com detalhes em ouro rosé. A Chopard apostou no Alpine Eagle. Até a Rolex inovou com uma pulseira com melhor encaixe na caixa do clássico Submariner.

O Luminor Marina é a estrela deste ano da Panerai. A linha remodelada já havia sido apresentada em eventos próprios da manufatura de Florença. Com códigos estéticos condizentes com o novo direcionamento de design da coleção, o modelo tem o mostrador em estrutura sanduíche, uma construção introduzida pela Panerai no final da década de 1930 para modelos destinados a mergulhadores da Marinha Real, que se tornou a assinatura da marca.

A referência à tradição é enfatizada pela luminescência verde neon dos indicadores garantidos pelo uso do Super-LumiNova. Por fim, a robustez e confiabilidade na questão mecânica são garantidas pelo desempenho técnico do calibre P.9010, com movimento de corda automática de apenas 6 mm de espessura e barril duplo, historicamente aplicado à linha Luminor Marina. A caixa é de 44 mm, a reserva de marcha de 3 dias e a resistência à água vai até 300 metros de profundidade.

Acompanhe tudo sobre:LuxoRelógiosPanerai

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos