Casual

Qual tênis é o favorito da geração Z? New Balance aposta nos anos 1990

O visual esportivo se tornou casual, principalmente com o protagonismo dos tênis, como no estilo dos anos 1990

O 997R está à venda no e-commerce da New Balance, pelo preço sugerido de R$ 799,99. (New Balance/Divulgação)

O 997R está à venda no e-commerce da New Balance, pelo preço sugerido de R$ 799,99. (New Balance/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 4 de agosto de 2023 às 17h45.

Última atualização em 4 de agosto de 2023 às 18h07.

O visual esportivo se tornou casual, principalmente com o protagonismo dos tênis, como no estilo dos anos 1990. Após a Asics recrutar a geração Z e a elite da moda para sua base de fãs, a New Balance passa a apostar também no visual de três décadas passadas.

A marca americana acaba de lançar o 997R, novo modelo da linha lifestyle. O tênis resgata um de seus clássicos dos anos 1990 nesta repaginação com detalhes assimétricos e design maximalista.

As origens deste novo modelo estão na família 997, lançado há três décadas e combinando conforto dos calçados esportivos com a estética dos modelos casuais.

O design destaca-se pelo logotipo “N” ampliado nas laterais, e pela combinação de mesh e camurça no cabedal. A coleção é ampliada com opções de colorways, desde as mais clássicas como o cinza, até em cores chamativas, como o amarelo.

Converse, Vert e Asics competem pelos pés dos consumidores

Há pouco mais de dois anos, a Asics começou um processo de rebrading, quando contratou o designer da renomada Awake NY, Angelo Baque, para liderar o The Asics Collective, iniciativa que convida artistas para criarem com a marca durante uma temporada. Ele investiu, principalmente, em colaborações com outras grifes, em uma estratégia vista por ele como o caminho mais fácil de tornar a Asics mais procurada.

As colabs resultaram em modelos como os Gel-Lyte 3 e o Gel-Lyte 5 que, para surpresa de muitos, muitos dos quais já viram os tênis da marca como uma agressão aos olhos, foram suficientes para dar às linhas cruzadas do tênis um novo significado.

A reinvenção de clássicos também aparece na Converse, com novos visuais ao conhecido Chuck Taylor All Star. Criado em 1917, o modelo vem sendo reinventado pela marca americana e ganhando novos detalhes pensados para os dias atuais. No ano passado, o modelo Chuck 70 Plus ganhou linhas assimétricas nas laterais.

Antes disso, na década de 1970, foi desenvolvido o Chuck 70, que ganhou costuras reforçadas e sutis mudanças no desenho.

Já os tênis da francesa Vert viraram febre nos últimos anos. Ganharam espaço nos guarda-roupas com um visual simples e marcante ao mesmo tempo e uma pegada sustentável.

Recentemente, a marca lançou uma nova versão de seu clássico modelo Wata, que em japonês significa algodão. Confeccionada em algodão agroecológico, a linha foi repaginada e apresentada em duas silhuetas, o Wata II e o Wata II Low, em cinco cores cada uma.

Acompanhe tudo sobre:ModaTênis (calçado)

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos