Casual

Quer ganhar dinheiro com arte contemporânea? Curso explica a evolução dela

Promovido pela consultoria Kura em parceria com o Shopping Iguatemi, curso online tem início no dia 16 e é ministrado por Tiago Mesquita, entre outros

Curso sobre arte contemporânea explica a evolução do setor (Divulgação/Divulgação)

Curso sobre arte contemporânea explica a evolução do setor (Divulgação/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2020 às 06h20.

Um dos objetivos da art-advisor Camila Yunes Guarita, fundadora da consultoria Kura, é derrubar a ideia de que só quem tem muito dinheiro pode arrematar uma obra. “Com 800 reais já dá para investir em trabalhos relevantes e que vão valer mais”, disse ela, em entrevista a EXAME Casual. Ela é neta de Ivani e Jorge Nunes, que formaram uma monumental coleção de arte administrada pela mãe dela, Beatriz Yunes Guarita. À frente da consultoria Kura, fundada por ela há dois anos, Camila ajuda na catalogação e na ampliação de coleções já formadas e auxilia quem está começando. Para seduzir a turma do mercado financeiro, passou a promover mostras de jovens artistas em instituições financeiras como o BNP Paribas. Até virar especialista no assunto, no entanto, e entender como é possível ganhar dinheiro com arte contemporânea, a art-advisor precisou estudar muita história da arte.

Daí a relevância do curso sobre arte contemporânea que a consultoria Kura promove em parceria com o Shopping Iguatemi. Online, custa 495 reais, valor que pode ser parcelado em até doze vezes. Atenção: leitores de CASUAL tem 10% de desconto, basta usar o cupom: exame10. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Serão quatro aulas, sempre às quartas, das 12h às 13h15. A primeira está marcada para o dia 16 de setembro; a última ocorre no dia 7 de outubro.

A pergunta-chave do curso é essa: como a arte contemporânea conta a nossa história? Para responder questão tão complexa, a Kura escalou quatro especialistas tarimbados, cada um para um dia. Mestre em artes visuais com dez anos de experiencia à frente de cursos livres sobre história da arte, Danilo Oliveira é um deles. Crítico de arte e professor de história da arte, além de doutor em filosofia com pós-doc em história e teoria da arte pela Unesp, Tiago Mesquita também integra o corpo docente. Professora e escritora com mais de 4 livros que abordam a relação da arte contemporânea na América Latina, a violência social e o terrorismo estatal, além de editora da revista Lindonéia, Maria Angélica Melendi é mais um dos nomes do time de professores. Faltou falar só de Renata Felinto, doutora e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP e especialista em curadoria e educação em instituições artísticas pelo Museu de Arte Contemporânea da USP.

O tema da aula inaugural, comandada por Oliveira, é a ruína e o vazio como espaços críticos. No encontro seguinte Mesquita aborda a trajetória do artista americano Dan Graham e as linguagens de comunicação de massa. Maria Angélica optou por falar sobre o intervalo entre 1990 e 2020 e a arte brasileira do período, tida como de retaguarda. Renata Felinto fecha o ciclo abordando as inúmeras novas narrativas nas artes visuais. O objetivo final do curso é olhar para o passado recente através de diferentes visões para construir um futuro mais consciente, crítico e inclusivo. Serão apresentadas as estratégias da arte em meio a crises, movimentos de destaque, conceitos de universal e pluralidade, novos artistas que ganharam espaço no mercado e a adaptabilidade da arte em tempos pandêmicos. O curso é voltado tanto para leigos e interessados em arte em geral quanto artistas, profissionais que atuam no sistema das artes visuais, estudantes, professores e pesquisadores.

Acompanhe tudo sobre:ArteModaIguatemiCursos

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos