Casual

Kardian: o carro que marca um novo momento da Renault no Brasil

A Renault marca a nova fase em solo brasileiro com o lançamento do Kardian para competir no segmento B-SUV

Kardian: nova aposta da Renault é montado no Brasil. (Renault /Divulgação)

Kardian: nova aposta da Renault é montado no Brasil. (Renault /Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 21 de março de 2024 às 10h04.

Não é de hoje que as montadoras presentes do Brasil estão mudando a estratégia de lançamentos, atendendo a um novo consumidor e em busca de melhor rentabilidade. Mesmo que ainda existam carros de entrada, os famosos populares, a grande aposta é nos modelos de maior valor, superior aos R$ 100.000, e em especial os SUVs, que caíram no gosto do brasileiro.

Seguindo este novo padrão do mercado local, a Renault marca a nova fase em solo brasileiro com o lançamento do Kardian para competir no segmento B-SUV, contra Volkswagen Nivus e Fiat Pulse. É o primeiro veículo do Renault International Game Plan 2027, o plano estratégico para os mercados internacionais, anunciado em outubro de 2023 pelo CEO global da marca, Fabrice Cambolive. Até 2027 serão lançados outros sete novos modelos.

“Com o lançamento do Kardian nós estamos ampliando a gama Renault, entrando em um novo segmento de mercado. Com a chegada do Kardian nós começamos uma nova fase na Renault do Brasil e estamos preparados para um futuro de crescimento”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Um dos grandes diferenciais em relação a outros concorrentes é que o carro é produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. A planta foi adaptada para a montagem do novo modelo. O Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade de marca francesa, com o logo “Nouvel R”.

Como é o Kardian

Com suas dimensões de 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura, o Kardian se posiciona no segmento B dos SUVs. Seu porta-malas de 358 litros destaca-se entre os concorrentes pelo amplo espaço.

O Renault Kardian proporciona ao motorista a opção de selecionar entre três modos de condução, acessíveis por meio da tela multimídia ou por um botão: My Sense (personalizável), Eco e Sport. Cada modo é adaptado para diferentes estilos ou situações de direção, otimizando a experiência do condutor.

O sistema do veículo atua na calibração do sistema de direção, do motor e da caixa de câmbio, ajustando uma variedade de configurações, como a resposta do pedal do acelerador, o esforço de direção, o display do painel de instrumentos e a iluminação ambiente, conforme necessário.

Equipado com o novo motor turbo TCe 1.0 flex, o Kardian pertence à mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, fruto de uma parceria com a Daimler. Esses propulsores compartilham aproximadamente 70% de seus componentes e se destacam por oferecer alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

Interior do Renault Kardian. (Renault /Divulgação)

O motor turbo 1.0 entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm (90% da força máxima) já disponível a 1.750 rpm. Tem câmbio de embreagem dupla, sistema que agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir.

LEIA TAMBÉM >>> Hyundai vai trazer ao Brasil o Ioniq 5 e o Palisade ainda neste ano; veja como são os carros

Quanto custa o Kardian

Na versão de entrada, o Kardian custa R$ 112.790. Nesta opção é equipado com seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controlador de velocidade e limitador de velocidade, assistente de partida, sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio, além de outros itens.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:RenaultCarros

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos