Casual

Restauradoras profissionais esperam recuperar "Ecce Homo"

Encarnación Ripollés e Mercedes Núñez disseram à imprensa que "há possibilidade" de recuperar a pintura original


	Antes e depois: o prefeito de Borja, Francisco Miguel Arilla, declarou que não se tomou nenhuma decisão sobre o futuro do "Ecce Homo"
 (Wikimedia Commons)

Antes e depois: o prefeito de Borja, Francisco Miguel Arilla, declarou que não se tomou nenhuma decisão sobre o futuro do "Ecce Homo" (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2012 às 18h30.

Borja - As duas restauradoras que analisaram nesta segunda-feira a pintura "Ecce Homo" da igreja do santuário de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja (nordeste da Espanha), "destruído" não intencionalmente por uma idosa, se mostraram confiantes em recuperar a obra.

Encarnación Ripollés e Mercedes Núñez disseram à imprensa que "há possibilidade" de recuperar a pintura original, embora tenham se mostrado cautelosas em confirmar, até ver os resultados das análises químicas que serão feitas da pintura.

Ambas falaram por telefone com Cecilia Giménez, a idosa de 81 anos que "destuiu" o "Ecce Homo" ao tentar restaurá-lo, para perguntar-lhe o tipo de pintura e as ferramentas utilizadas e esta lhes confirmou que o fez "com tinta a óleo".

As especialistas, que ficaram cerca de duas horas na igreja, colheram mostras da pintura e afirmaram que esperam concluir nos próximos dias o relatório sobre o estado da pintura e as possibilidades de sua restauração.

O prefeito de Borja, Francisco Miguel Arilla, declarou que não se tomou nenhuma decisão sobre o futuro do "Ecce Homo", realizado no início do século XIX pelo artista Elías García Martínez em uma das paredes da igreja do santuário, até conhecer o relatório dos técnicos.

Por precaução, o Consistório registrou a "marca" Ecce Homo "em todas as suas variantes" para "evitar que outras pessoas façam uso indevido do nome e da imagem". 

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisInternetMídiaServiços

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores