Casual

Revista publica “novo retrato de Shakespeare”

Uma publicação britânica publicou imagem de uma figura que afirma ser o primeiro e único retrato comprovadamente autêntico feito durante a vida do artista

Imagem de William Shakespeare em primeira edição de "The Herball" vista em Londres (Toby Melville/Reuters)

Imagem de William Shakespeare em primeira edição de "The Herball" vista em Londres (Toby Melville/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2015 às 16h18.

Londres - Uma revista britânica publicou uma imagem de uma figura que afirma ser o primeiro e único retrato comprovadamente autêntico de William Shakespeare feito durante a vida do artista.

A imagem de um jovem barbado usando uma coroa de louros de estilo romano e segurando uma espiga de milho foi identificada pelo botânico e historiador Mark Griffiths e será publicada na revista Country Life na quarta-feira.

Até agora, o único retrato de Shakespeare tido como autêntico, no qual ele é mostrado calvo, foi encontrado no Primeiro Fólio (volume) de suas obras e no monumento na Igreja da Santíssima Trindade de sua cidade natal, Stratford-upon-Avon, ambos criações póstumas.

Falando ao site da revista, Griffiths disse que a descoberta ocorreu quando ele começava a pesquisar a biografia do botânico pioneiro John Gerard (1545-1612), autor de “The Herball or Generall Historie of Plantes”, publicado em 1598.

“Comecei a olhar as gravuras da página do título... e percebi que estava cheia de alusões a pessoas envolvidas na criação do livro, e que quatro das figuras na página do título eram pessoas reais”, contou.

Três eram de Gerard, do botânico flamenco Rembert Dodoens e do tesoureiro da rainha Elizabeth, Lorde Burghley, afirmou Griffiths.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaArteReino UnidoHistóriaEscritores

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos