Casual

Roteiro entre litoral cearense e piauiense é marcado por belezas naturais

Embarque na rota que passa por alguns dos ícones do turismo nacional, como Jericoacara e o Beach Park, e destinos que são pura novidade

Ceará (Wikimedia Commons)

Ceará (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 09h29.

São Paulo - Dunas e falésias são figurinhas carimbadas do extenso litoral cearense, praticamente intercalando-se a cada praia. Canoa Quebrada tem a falésia mais fotografada do Ceará – graças à estrela e à meia-lua esculpidas pelos hippies nos anos 70. Quer mais sossego? Vale alugar um bugue e conhecer praias mais desertas na região.

Chamada de Rota do Sol Nascente, a CE-040 leva a Fortaleza num traçado mesclando retas e curvas. Faça uma parada em Beberibe e descubra as famosas areias coloridas na Praia de Morro Branco.

Já na Grande Fortaleza, o Beach Park colocou o município de Aquiraz no mapa turístico. Famílias superlotam as piscinas e resorts do parque aquático. Os mais destemidos desafiam o Insano, um escorregador de 41 m.

Antes de chegar a Fortaleza, experimente uma tapioca servida nas dezenas de barraquinhas do Centro das Tapioqueiras. A Praia do Futuro é a melhor da cidade, com estruturadas barracas. Reserve um dia para conhecer as atrações extrapraia: Theatro José de Alencar, Mercado Central e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Atravessando a ponte sobre o Rio Ceará, com pedágio, e dirigindo mais 26 km, chega-se a Cumbuco, um reduto de kitesurfistas. Passear de bugue pelas dunas é a pedida para quem quer descansar das praias.

Seguindo a oeste, a CE-085 recebe dois nomes: Estruturante e Rota do Sol Poente. Não corre tão próxima ao litoral, apenas serve de ligação para as vilas e praias da região. Uma delas é Lagoinha, que agrupa dunas, falésia, coqueiros e lagoa num mesmo cenário. O acesso seguinte da CE-085 leva ao município de Trairi, composto de três praias junto a aldeias de pescadores e dunas – Guajiru, Flecheiras e Mundaú.


Nova queridinha do litoral cearense, Icaraí de Amontada fica a duas horas de viagem de Trairi. O recente asfaltamento entre Aracatiara e a vila facilitou o acesso de quem procura sossego em meio a dunas e torres de energia eólica. A rota do sol vai ficando cada vez mais poente e Jijoca de Jericoacoara é a próxima parada. Refresque-se na Lagoa do Paraíso, deixe o carro em um estacionamento e siga para Jericoacoara num veículo que vença o caminho de areia até a vila.

Há pousadas com TV a cabo e wi-fi, mas os programas são os mesmos de quando Jeri era apenas uma aldeia de pescadores: caminhar até a Pedra Furada, andar de bugue pelas praias e subir para ver o pôr do sol nas dunas.

Distantes 210 km de Jijoca de Jericoacoara, Parnaíba e Luís Correia são as grandes representantes do diminuto litoral piauiense. Luís Correia tem as melhores praias e o trunfo de Parnaíba é o passeio de barco pelo delta do rio homônimo.

Programe-se:

Quando ir: Entre agosto e dezembro, os ventos fortes atraem kitesurfistas. Chove bastante entre maio e junho – época em que muitas pousadas e restaurantes fecham.

Restaurantes imperdíveis:

  • Vojnilô, Fortaleza
  • Pimenta Verde, Jericoacoara

Atrações imperdíveis:

  • Praia de Ponta Grossa, Canoa Quebrada
  • Beach Park, Aquiraz/Fortaleza
  • Passeio de bugue até Tatajuba, Jericoacoara
  • Passeio de barco pelo delta do Rio Parnaíba, Parnaíba

Raio X das estradas: A Rota do Sol Nascente e a Rota do Sol Poente, rodovias próximas das praias cearenses, têm boas condições de pavimento. A do Sol Nascente está sendo duplicada entre Aquiraz e Beberibe.

Acompanhe tudo sobre:CearáPiauíViagensviagens-pessoais

Mais de Casual

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Herdeiro da Hermès encara processo bilionário nos EUA

Vão Livre do Masp ganha nova vida com atividades esportivas gratuitas

Conheça os detalhes da nova fábrica de joias da Bvlgari inaugurada na Lombardia