Casual

Santos vence Guarani e fatura o tricampeonato paulista

O título ainda confirmou a atual hegemonia santista no estado e coloca cada vez mais a equipe como uma das melhores do Brasil

Neymar é a grande estrela do Santos (Placar)

Neymar é a grande estrela do Santos (Placar)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2012 às 18h49.

São Paulo - O Santos é tricampeão paulista. Neste domingo, a equipe da Vila Belmiro confirmou o favoritismo e a vantagem que tinha diante do Guarani, venceu por 4 a 2, no Morumbi, e conquistou seu terceiro título estadual consecutivo, o que não acontecia na competição desde 1969, quando o próprio clube, ainda liderado por Pelé, chegou ao tricampeonato.

O título ainda confirmou a atual hegemonia santista no estado e coloca cada vez mais a equipe como uma das melhores do Brasil. Liderado por Paulo Henrique Ganso e, principalmente, Neymar, o time chegou à 16.ª vitória na competição neste domingo, em 23 partidas disputadas - foram ainda três empates e quatro derrotas.

O 15.º triunfo havia acontecido na semana passada, quando o Santos praticamente garantiu a conquista com uma vitória por 3 a 0 diante do Guarani na primeira partida da decisão. Este é o 20.º título paulista do clube, que empatou com o São Paulo como terceiro maior vencedor da competição. Corinthians, com 26, e Palmeiras, com 22, são os principais campeões.

Agora, a equipe comandada pelo técnico Muricy Ramalho foca exclusivamente na Libertadores, na qual está na quartas de final e fará a partida de ida diante do Vélez Sarsfield nesta quinta-feira, na Argentina. Já o Guarani pensa na disputa da Série B do Brasileirão.

O JOGO - Com as equipes sabendo que o título estava praticamente definido, a partida começou sem responsabilidade de ambos os lados e, por isso, jogada de maneira bem solta. Assim, logo no primeiro minuto, o Santos abriu o placar. Se a vantagem já era grande ficou ainda maior quando Neymar deu linda enfiada de bola pela direita para Elano, que tocou cruzado. A bola passou pelo goleiro Emerson e Alan Kardec tocou de carrinho para marcar.

Apenas três minutos depois, o Guarani conseguiu o empate. Domingos lançou Danilo Sacramento pela esquerda, ele invadiu a área e bateu cruzado, fraco. Rafael falhou e soltou no pé de Fabinho, que só empurrou para o gol. O ritmo não diminuía e, aos 8 minutos, o Santos voltou a ficar em vantagem. Juan tentou tocar para trás e a bola tocou no braço de Fábio Bahia, dentro da área. O juiz entendeu como lance de pênalti, que Neymar bateu no canto esquerdo de Emerson para marcar seu 19.º gol no campeonato.

Alan Kardec teve a chance de ampliar aos 12, mas chutou em cima de Emerson. Aos 16, o Guarani voltou a deixar tudo igual. Elano saiu jogando mal, a bola ficou com Fabinho, que entrou na área pela esquerda e cruzou. Desta vez foi Durval que errou, furou, e Bruno Mendes ficou sozinho para marcar.

Depois do empate, a partida finalmente esfriou um pouco e a chance de gol seguinte só saiu aos 27 minutos, quando o atacante Neymar recebeu ótima bola de Elano dentro da área e bateu em cima de Emerson.

Como aconteceu ao longo de toda a primeira etapa, o Guarani respondeu logo depois. Medina recebeu a bola na entrada da área, limpou o zagueiro e bateu forte. Rafael fez boa defesa, mas a sobra ficou com Bruno Mendes, que cabeceou fraco e praticamente recuou para o goleiro santista.

Nos acréscimos, o time campineiro perdeu a chance de passar à frente no placar e colocar pressão no Santos para o segundo tempo. Medina recebeu ótima enfiada de bola pela direita, entrou na área sozinho, com três opções pelo meio. Na hora do cruzamento, o goleiro Rafael leu bem a tentativa do meia e cortou o passe.

Diferentemente do primeiro tempo, a etapa final começou muito mais tranquila. O Santos até teve uma boa oportunidade, com Paulo Henrique Ganso, aos 4 minutos, mas as equipes já não mostravam a força ofensiva do início de jogo. O time da Vila Belmiro tocava a bola esperando o tempo passar, enquanto o Guarani também demonstrava comodidade em campo.

Assim, a partida foi se arrastando até os 23 minutos, quando Elano recebeu ótima bola de Neymar na entrada da área e bateu no canto esquerdo de Emerson, que fez boa defesa. No minuto seguinte, Danilo Sacramento cobrou falta para a área, a bola passou por todo mundo e exigiu trabalho de Rafael.

Com o aumento no ritmo saiu mais um gol, novamente para o Santos. Aos 26 minutos, Neymar fez grande jogada pelo meio, passou por vários marcadores e tocou para Juan. A bola foi muito forte, mas o lateral conseguiu um lindo drible para cima de seu marcador e devolveu para Neymar. O atacante entrava na área e bateu forte. Foi o 20.º gol do artilheiro isolado do Paulista.

O Guarani ainda teve mais uma boa chance para empatar a partida, quando, aos 33 minutos, Fabinho chutou por cima um cruzamento de Thiaguinho, mas o desânimo da equipe campineira já era evidente. Nos acréscimos, Alan Kardec recebeu grande passe, passou pelo goleiro e marcou o quarto para confirmar a festa pelo tricampeonato.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 4 x 2 GUARANI

SANTOS - Rafael; Henrique, Durval, Edu Dracena e Juan (Léo); Arouca, Elano (Felipe Anderson), Ibson e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec. Técnico - Muricy Ramalho.

GUARANI - Emerson; Bruno Peres, Neto, Domingos e Bruno Recife; Ewerton Páscoa (Thiaguinho), Fábio Bahia, Danilo Sacramento e Medina (Max Pardalzinho); Bruno Mendes (Ronaldo) e Fabinho. Técnico - Vadão.

GOLS - Alan Kardec, a 1 minuto, Fabinho, aos 4, e Neymar, aos 8, e Bruno Mendes, aos 16 minutos do primeiro tempo. Neymar, aos 26, e Alan Kardec, aos 46 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Paulo César de Oliveira.

CARTÕES AMARELOS - Bruno Recife, Neymar, Juan, Fábio Bahia, Alan Kardec.

RENDA - R$ 2.667.232,00.

PÚBLICO - 53.749 pagantes.

LOCAL - Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsportesFutebolMetrópoles globaisSão Paulo capitalSetor de esportes

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores