Casual

"Tese Sobre um Homicídio" arma suspense sobre serial killer

Com ator Ricardo Darín, suspense argentino estreia em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília

Reprodução do cartaz do filme de suspense argentino "Tese Sobre um Homicídio": filme é baseado no livro homônimo de Diego Paszkowski (Reprodução)

Reprodução do cartaz do filme de suspense argentino "Tese Sobre um Homicídio": filme é baseado no livro homônimo de Diego Paszkowski (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2013 às 17h17.

São Paulo - Ancorado no carisma do ator Ricardo Darín, o suspense argentino "Tese Sobre um Homicídio", de Hernán Goldfrid, sustenta o interesse em sua fascinante ideia central: a suspeita, por parte de um professor de direito criminal (Darín) de que seu melhor aluno (Alberto Ammann) seja um assassino em série, lançando um jogo de gato e rato para testar a perícia de seu mestre.

O filme estreia em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.

Baseado no livro homônimo de Diego Paszkowski, o roteiro de Patricio Vega traça um perfil complexo de seu protagonista, o professor Roberto Bermúdez (Darín). Jurista experiente na área criminal, ele frequenta os bastidores das investigações policiais, tendo diversos amigos nas delegacias.

Tal como os detetives dos filmes noir, o amargurado e cínico Bermúdez leva vida solitária, com eventuais relações com mulheres. Toda sua dedicação, um tanto desiludida, concentra-se agora no curso de pós-graduação que leciona na Faculdade de Direito.

Na nova turma, um dos alunos é Gonzalo (Alberto Ammann, de "Lope"), que é filho de um casal de velhos amigos do passado de Bermúdez. A atitude um tanto pedante do jovem é o primeiro detalhe a chamar a atenção do professor.

Mais adiante, quando ocorre o brutal assassinato de uma garçonete no estacionamento da própria faculdade, Bermúdez acumulará outras razões para suspeitar do aluno.

A ligação entre os dois será Laura (Calu Rivero), jovem irmã da morta e que irá substituí-la no emprego na lanchonete da faculdade.

A partir de uma série de indícios, o professor convence-se de que Gonzalo pode ter matado a irmã de Laura, aproximando-se agora dela para igualmente cometer um novo crime. E que, ao fazê-lo, está desafiando os talentos investigativos de seu mestre para detê-lo, numa espécie de exibicionismo perverso.

Uma qualidade na direção de Hernán Goldfrid, em seu segundo longa, é manter a dúvida sobre as convicções de Bermúdez - tudo pode, afinal, não passar de um grande equívoco do experiente criminologista.

Habilmente, o roteiro explora também uma espécie de desafio entre o professor maduro e o aluno jovem, numa rivalidade masculina e sexual, envolvendo a conquista de Laura. Todos os ingredientes tornam o filme bem interessante de assistir, relevando-se uma escorregada aqui e ali no ritmo geral.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFilmesServiços

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores