Casual

Turista quebra escultura de mais de 600 anos em museu

Americano quebrou, sem querer, o dedo de uma escultura que representava Virgem Maria em exposição no Museu da Catedral de Florença


	Visitantes olham escultura em museu: obra quebrada pelo turista integra grupo escultórico em mármore de Giovanni d"Ambrogio, importante escultor florentino do fim do século XIV e início do XV
 (Getty Images)

Visitantes olham escultura em museu: obra quebrada pelo turista integra grupo escultórico em mármore de Giovanni d"Ambrogio, importante escultor florentino do fim do século XIV e início do XV (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2013 às 09h18.

Roma - Um turista americano quebrou sem querer o dedo de uma escultura que representava a Virgem Maria em exposição no Museu da Catedral de Florença, informa nesta terça-feira o jornal "Corrieri Fiorentino".

A obra, uma Anunciação, faz parte de um grupo escultórico em mármore de Giovanni d"Ambrogio, importante escultor florentino do fim do século XIV e início do XV.

Um guarda do museu viu que o turista se aproximou das esculturas e fez um gesto como quem media as mãos de Nossa Senhora, e interveio imediatamente, mas já era tarde demais.

O dedo quebrado é o indicador da mão direita da escultura, que rachou com o movimento do visitante, mas imediatamente os restauradores do museu chegaram ao local e, depois de algumas horas de trabalho, colocaram o dedo em seu lugar.

A rápida reação do vigia impediu que o dedo caísse no chão e os diretores do museu explicaram que "os dedos desse grupo de esculturas são a parte mais frágil desde que foram esculpidas".

Timothy Verdon, diretor do museu, cuja escultura mais importante é a Pietà florentina de Michelângelo, afirmou que "em um mundo globalizado como o nosso, parece que se esqueceu uma regra fundamental para visitar museus: não toque nas obras!".

Acompanhe tudo sobre:ArteMuseusTurismo

Mais de Casual

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores

Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028

Entre o luxo e o legado: as primeiras novidades do ano em relojoaria da LVMH